Parque industrial

Polo automotivo do Ceará inicia contratações e prevê produção ainda em 2025

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 24/04/2025 às 10:54 AM

Ricardo Teixeira E Elmano De Freitas Foto Divulgação

Ricardo Teixeira, diretor-geral da Comexport, e Elmano de Freitas, governador do Ceará, reunidos na Auto Shanghai 2025 Foto: Divulgação/Adece

O Polo Automotivo de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, avança para uma nova fase com o anúncio do início das contratações de mão de obra a partir de julho. A expectativa é que a produção dos primeiros veículos comece ainda em 2025.

A informação foi confirmada por Ricardo Teixeira, diretor-geral da Comexport, empresa responsável pela operação da planta, durante a Auto Shanghai 2025, uma das principais feiras do setor automotivo, realizada na China.

“Devemos iniciar a produção ainda neste ano. As contratações começam já em julho”, afirmou o executivo.

Apoio estratégico do Estado

O projeto, que tem o apoio do Governo do Estado, é considerado estratégico para a industrialização regional e geração de empregos. O governador Elmano de Freitas, que também participa da feira em Xangai, destacou em suas redes sociais o avanço das negociações com investidores internacionais.

Segundo o chefe do Executivo estadual, o governo tem garantido suporte à implantação do complexo industrial, que deve fortalecer a cadeia automotiva no Nordeste e abrir novas frentes de desenvolvimento econômico no Ceará.

Nova fase da industrialização cearense

O Polo Automotivo de Horizonte, instalado na antiga fábrica da Troller, representa um marco na industrialização do Ceará. Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o projeto prevê a produção de veículos elétricos e híbridos, com capacidade para até 80 mil unidades por ano. A iniciativa, liderada pela Comexport, visa gerar até 9 mil empregos diretos e indiretos, consolidando o estado como um novo polo da indústria automotiva no Brasil.

O projeto é apoiado pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal, que estabelece condições para a produção e comercialização de veículos no Brasil, com incentivos específicos para veículos de nova energia.

A estimativa é que o complexo automotivo impacte em R$ 370 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, representando um impacto de 17,6% na economia de Horizonte.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business