NOVO CICLO INDUSTRIAL

Polo Automotivo do Ceará inicia produção no dia 3 de dezembro, em Horizonte

Por Marcelo Cabral - Em 24/11/2025 às 12:29 PM

Planta Automotiva do Ceará inicia suas operações com o Spark 100% elétrico             Foto: Ascom/Adece

A inauguração do Polo Automotivo do Ceará, localizado no município de Horizonte, já tem data oficial: 3 de dezembro. O anúncio foi realizado neste domingo (23) por Rodrigo Teixeira, acionista da Planta Automotiva do Ceará (PACE), durante sua participação no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo – o maior e mais influente evento do setor na América Latina.

No palco do painel ‘O Brasil na liderança da descarbonização no setor automotivo’, o executivo destacou a proposta diferenciada do empreendimento. “Começaremos a produzir a partir do dia 3 de dezembro. Não é uma fábrica de automóveis. Propositalmente a gente chama de Polo Automotivo porque o objetivo é desenvolver tecnologia lá e não simplesmente montar um veículo”, afirmou, enfatizando o caráter inovador do projeto.

Rodrigo Teixeira confirmou o início da produção na semana que vem

Ao comentar a decisão de instalar o polo no Ceará, ele ressaltou um conjunto de fatores estratégicos. “Boa legislação, ambiente favorável de negócios. O Estado do Ceará hoje tem uma das melhores educações do Brasil. Isso é uma marca do Estado do Ceará. O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) vai abrir fora de São Paulo sua primeira unidade no Ceará. Começamos a criar condições favoráveis e também um mercado consumidor relevante”, pontuou Rodrigo Teixeira.

Novo ciclo de desenvolvimento industrial

Elmano de Freitas destacou a importância do polo para o Ceará

Para o governador Elmano de Freitas, a chegada do polo automotivo inaugura um novo ciclo de desenvolvimento industrial. “Ele impulsionará a geração de empregos qualificados, atraindo novos investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva local, além de ampliar a competitividade do Estado no cenário nacional. É um setor que movimenta a economia, estimula inovação e projeta o Ceará como um Hub industrial em crescimento”, declarou.

No Salão do Automóvel, que segue até o próximo dia 30 no Distrito Anhembi, o Governo do Ceará marca presença com estande institucional da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), realizando esforços de atração de investimentos para a PACE. O presidente da agência, Danilo Serpa, destacou o caráter pioneiro da planta. “A PACE é a primeira planta multimarcas do setor automotivo do país. Embora seja um modelo inédito no Brasil, já funciona muito bem em outros países como Uruguai, México, Finlândia, Áustria, entre outros. Estamos apresentando ao público o Chevrolet Spark, primeiro veículo a ser produzido na planta, e estamos recebendo investidores para apresentar o Ceará”, afirmou.

Anunciado em agosto de 2024, o Polo Automotivo do Ceará prevê investimento inicial de R$ 400 milhões e capacidade de gerar até 9 mil empregos – diretos e indiretos. A PACE, âncora do empreendimento no território cearense, foi fundada pela Comexport, responsável por trazer ao País diversas marcas mundiais do segmento como: Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota e Porsche, entre outras.

A General Motors foi a primeira montadora global a confirmar participação na planta, e vai iniciar a produção do Spark 100% elétrico no modelo SKD (Semi Knocked-Down) – em que o veículo chega parcialmente montado em kits -, e é finalizado aqui. Mas já existe a previsão de, futuramente, o Spark passar a ser produzido integralmente em solo brasileiro. A expectativa é que no ano que vem sejam produzidos 8.800 veículos na PACE e sejam desenvolvidos outros produtos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business