Desenvolvimento regional

Polo calçadista avança no Sertão Central e impulsiona industrialização

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 02/05/2025 às 9:53 AM

Reunião Codessul E Casa Civil Foto Divulgação

Secretário-chefe da casa civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, Maurício Pinheiro e Alan Macêdo em reunião para tratar do projeto Foto: Divulgação

Um projeto de industrialização silencioso, mas ambicioso, começa a redesenhar o cenário econômico de oito municípios do Sertão Central Sul do Ceará. À frente da iniciativa está o Codessul (Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul), que aposta na criação de um Polo Calçadista como motor de geração de empregos e fortalecimento das cadeias produtivas locais.

O plano prevê a instalação e ampliação de fábricas de calçados em cidades estratégicas da região, com destaque para Mombaça, Pedra Branca e Milhã. Já nos municípios de Senador Pompeu e Solonópole, a aposta é na expansão das unidades industriais que já operam.

A articulação é conduzida por Maurício Pinheiro, ex-prefeito de Senador Pompeu, em parceria com Alan Macêdo, presidente do Codessul. “Esse é o meu empenho. De forma informal, tenho ajudado, visitado comunidades como Rio Grande do Sul e conseguido atrair empresas para que se instalem na região do Codessul”, afirmou Pinheiro.

Alinhamento com o Governo do Estado

Segundo Pinheiro, o projeto tem respaldo direto do governador Elmano de Freitas e apoio técnico da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), além do envolvimento da Casa Civil, comandada por Chagas Vieira, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada por Domingos Filho.

Ainda de acordo com ele, a semente do Polo Calçadista foi plantada ainda antes das eleições municipais de 2024, em uma reunião estratégica realizada na residência do ex-prefeito Matheus Góis, em Pedra Branca. Desde então, os esforços se intensificaram com foco na industrialização e na atração de investimentos.

Infraestrutura como alicerce

Para garantir competitividade e viabilidade logística ao polo, um pacote de obras de infraestrutura viária está sendo executado, com intervenções em rodovias estaduais e estradas de acesso às zonas produtivas. Entre as obras em andamento e previstas estão:

* Pavimentação da CE-363, entre Senador Pompeu e Mombaça;
* Melhorias na CE-275, ligando Piquet Carneiro a Deputado Irapuan Pinheiro;
* Intervenções entre Milhã e Quixeramobim, com avanço até a localidade de Nenemlândia;
* Novo trecho entre Milhã e Carnaubinha, já licitado;
* Pavimentação dos 19 km restantes prometida pelo governo estadual;
* Estrada estratégica entre Betânia e áreas produtivas de Irapuan Pinheiro e Solonópole.

“Estamos trabalhando a infraestrutura para que possamos ser geradores de emprego e desenvolvimento. Essa é a missão do Codessul, com apoio do Governo do Estado”, reforça Pinheiro.

Com o avanço da industrialização e a integração logística ganhando corpo, a região do Sertão Central Sul se reposiciona no mapa econômico do Ceará — de exportadora de mão de obra para um novo polo de produção.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business