Sustentabilidade

Porto de Fortaleza avança na agenda climática com diagnóstico inédito da Pegada de Carbono

Por Marlyana Lima - Em 09/08/2025 às 5:46 PM

A321a8 517d571e71dd41d1ae7e20d7cdbfc8fe~mv2

Companhia Docas do Ceará avança com dados técnicos sólidos para fundamentar as futuras medidas administrativas – Foto: Divulgação

A Fundación Valenciaport, referência europeia em sustentabilidade e descarbonização portuária, finalizou o Relatório da Pegada de Carbono do Complexo Portuário do Mucuripe, elaborado a partir de contrato firmado com a Companhia Docas do Ceará (CDC) para desenvolver o Plano de Descarbonização do Porto de Fortaleza.

O estudo, com ano-base 2023, apontou a emissão de 55.985 toneladas de dióxido de carbono (CO₂), seguindo metodologias internacionalmente reconhecidas pelo GHG Protocol Brasil e pelo Puertos del Estado, instituições brasileira e espanhola responsáveis por gerenciar inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em diferentes setores, incluindo o portuário.

Segundo o diagnóstico, 98% das emissões estão relacionadas às operações de navios, rebocadores, terminais, caminhões e ferrovias. Os 1,2% restantes vêm de outras atividades portuárias.

Base para novas ações

Com o levantamento técnico, a CDC passa a contar com dados sólidos para embasar medidas administrativas voltadas à redução ou compensação das emissões de GEE.

A partir do diagnóstico, o projeto avançou para a fase final do Plano de Descarbonização, que nesta semana promoveu reuniões estratégicas com empresas integrantes do complexo logístico-portuário. As discussões abordaram transição energética, eficiência operacional e redução de emissões, com uma visão integrada para curto, médio e longo prazos.

O processo colaborativo envolveu operadores portuários, terminais arrendados e o corpo técnico da autoridade portuária, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de soluções sustentáveis, tecnicamente viáveis e economicamente exequíveis, alinhadas às melhores práticas internacionais.

O contrato entre a Fundación Valenciaport e a CDC foi celebrado em julho de 2024, prevendo três entregas: o plano de trabalho, o cálculo da pegada de carbono — já finalizados — e a elaboração do Plano de Descarbonização do Porto de Fortaleza, cuja conclusão está programada para dezembro deste ano.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business