CRESCIMENTO

Porto de Fortaleza embarcará cargas inéditas para Manaus

Por Marcelo - Em 24/12/2019 às 8:07 PM

Mucuriport

Porto de Fortaleza recebe navios de carga e também de passageiros                                           Foto: Divulgação

O Porto de Fortaleza embarcará na próxima semana uma carga inédita, de gesso salinas, oriundo do Rio Grande do Norte, com destino a Manaus. Serão nove mil toneladas, já armazenadas no pátio do porto, cujo navio também levará outras 35 mil toneladas de clínquer para o mesmo destino.

A operação será realizada pela Multilog, contratada pelo cliente Polimix. Outra carga inédita, que teve contrato fechado no início deste mês, o minério de ferro, com embarque programado para janeiro de 2020, já começa a ser armazenado no porto nos próximos dias.

A expectativa é encerrar o ano com, aproximadamente, 700 embarcações, entre navios de carga, passageiros, rebocadores e da Marinha do Brasil. Sob nova gestão administrativa e técnica desde o final de junho, o Porto de Fortaleza vem mostrando todo o seu potencial de crescimento e de captação de novos clientes.

Os granéis sólidos registraram expansão de 18,45% em novembro, comparado ao mesmo mês do ano anterior. O crescimento também se deu em relação ao mês anterior, novamente com os granéis sólidos, com alta de 34,55% de outubro para novembro.

Mahyara Chaves está à frente do Porto de Fortaleza

Com o segundo maior polo trigueiro instalado no Porto de Fortaleza, este grão foi responsável, até hoje, por 1,1 milhão de toneladas e o último navio deste ano está previsto para atracar no próximo dia 30, vindo da Argentina. Juntos, J. Macêdo (cliente desde setembro de 1939), Grande Moinho Cearense (desde junho de 1959) e M. Dias Branco (desde dezembro de 1992) fecharam em conjunto, recentemente, a importação de 68 mil toneladas de trigo, distribuída em três navios.

“Estamos passando por um momento de transição de perfil de carga no Porto de Fortaleza. Temos, hoje, uma grande receita relacionada aos moinhos, que é a importação de trigo, e também de granéis líquidos (combustíveis, que abastece quase toda a Grande Fortaleza). Isso traz uma grande competitividade para o Porto de Fortaleza”, afirmou Mayhara Chaves, diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business