Agenda Logística
Porto de Fortaleza ganha destaque no Ceará Day em Brasília
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 05/06/2025 às 5:05 PM

Diretor Presidente Da Companhia Docas Do Ceará, Lucio Gomes Foto: Divulgação
A Companhia Docas do Ceará participou nesta terça-feira (4) do Ceará Day, evento realizado em Brasília que reuniu nomes de peso da infraestrutura nacional para discutir os rumos logísticos do estado. O encontro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), colocou em pauta temas centrais para o desenvolvimento do Ceará, como transporte, energia e planejamento estratégico.
Representando a Companhia Docas, o diretor-presidente Lucio Gomes apresentou um panorama das ações voltadas ao fortalecimento do Porto de Fortaleza. A participação sinaliza o protagonismo crescente da infraestrutura portuária cearense no cenário nacional — especialmente diante de novos investimentos e da integração com outras cadeias logísticas.
Porto em movimento
O Ceará Day foi estruturado em quatro painéis temáticos, entre eles o que tratou do planejamento estratégico do Porto de Fortaleza, além de debates sobre o setor aeroportuário, a tancagem de combustíveis nos portos de Fortaleza e Pecém, e os desafios para conectar o Ceará a uma infraestrutura sustentável com foco em ESG.
Além de Lucio Gomes, participaram do evento os diretores José Júnior (Comercial), Urbano Filho (Infraestrutura e Gestão Portuária), Ivo Dias (Administração e Finanças) e o coordenador de marketing da Docas do Ceará, Mario Jorge Cavalcanti.
Conexões e ambições
Com mediação do presidente do IBI, Mario Povia, os debates reuniram representantes dos setores público e privado, incluindo autoridades como o secretário executivo adjunto do Ministério dos Portos e Aeroportos, Fábio Lavor — que também preside o conselho de administração do Porto de Fortaleza.
Entre os nomes presentes estavam executivos da Transnordestina, do Complexo do Pecém e das associações nacionais que representam aeroportos e companhias aéreas. A presença de parlamentares e técnicos reforçou a articulação entre governo e setor produtivo para alavancar a infraestrutura do estado.
Mais notícias
ABECS



























