Programa de internacionalização
Porto Digital leva startups brasileiras a Portugal e mira mercado europeu
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 22/04/2025 às 12:30 PM

Aveiro, é o destino escolhido pelo Porto Digital para iniciar seu programa de internacionalização Foto: Divulgaçao
O Porto Digital, reconhecido polo de inovação instalado no centro histórico do Recife, está ampliando suas fronteiras. Com apoio do governo de Pernambuco, o ecossistema acaba de fincar raízes em Aveiro, cidade no centro de Portugal, por meio de um programa de internacionalização que já levou dez startups brasileiras para operarem na Europa.
A iniciativa integra o Programa de Internacionalização de Empresas Inovadoras, que oferece suporte a negócios de base tecnológica interessados em adaptar seus produtos e serviços ao ambiente europeu.
A escolha de Aveiro não foi aleatória: a cidade combina infraestrutura, incentivos fiscais, baixo custo de vida e um ambiente regulatório menos complexo do que outras capitais europeias, como Lisboa ou Porto.
Da chegada à operação
Responsável pela articulação do projeto, o Porto Digital auxilia em todas as etapas da instalação das startups, do registro da empresa à integração dos profissionais e suas famílias.
O investimento por empresa gira em torno de R$ 50 mil, valor subsidiado em parte pelo Sebrae. A meta é acelerar até 40 empresas nos próximos quatro anos.
Entre as participantes da primeira leva está a Di2Win, especializada em inteligência artificial e automação. A empresa, que já integrou o programa Google for Startups Accelerator, fechou seu primeiro contrato em Portugal no setor imobiliário.
Outras empresas como Even3, Jalan, Neurobots e Cognvox também integram o grupo e passam por um ciclo de aceleração de dez meses, com mentorias, consultorias e suporte estratégico.
Com um faturamento de R$ 6,2 bilhões e mais de 21 mil empregos gerados até 2024, o Porto Digital busca agora replicar sua experiência de desenvolvimento tecnológico fora do Brasil. A entrada em Aveiro é o primeiro passo de um movimento mais amplo de posicionamento global.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























