SEM REAJUSTE

Prefeitura de Fortaleza libera boletos do IPTU 2026 com opções de desconto

Por Marcelo Cabral - Em 08/01/2026 às 3:21 PM

A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, a partir desta quinta-feira (8), o acesso aos boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2026. A consulta e a quitação do tributo – em cota única ou de forma parcelada – podem ser realizadas por meio do site da Secretaria Municipal das Finanças – Sefin (www.sefin.fortaleza.ce.gov.br) ou da plataforma Fortaleza Digital (www.fortaleza.ce.gov.br/fortalezadigital.fortaleza.ce.gov.br).

IPTU terá primeira parcela ou a primeira cota única vencendo dia 6 de fevereiro             Foto: Divulgação

Segundo a administração municipal, neste exercício, o IPTU não sofreu reajuste de alíquota. O lançamento considera exclusivamente a atualização monetária pelo IPCA-e, no percentual de 4,41%, conforme previsto em lei. Ao todo, o imposto alcança cerca de 870 mil imóveis na capital cearense.

Para quem optar pelo pagamento em cota única, a Prefeitura oferece três faixas de desconto: 8%, 6% e 4%, com vencimentos no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente. Também é possível parcelar o valor em até 11 vezes, com parcelas mínimas de R$ 82,59, vencendo igualmente no quinto dia útil de cada mês. Os benefícios são concedidos apenas aos contribuintes adimplentes.

A emissão dos boletos é feita de forma simples e digital. Nos sites da Sefin ou do Fortaleza Digital, basta acessar o banner IPTU 2026, informar a inscrição do imóvel e selecionar a opção “imprimir carnê”. O sistema gera um arquivo em PDF com todos os boletos e respectivas datas de vencimento. Para contribuintes que tradicionalmente utilizam o meio físico, a Sefin encaminhará cerca de 32 mil carnês impressos, via Correios.

Incentivo do Programa Nota Fortaleza

Além dos descontos regulares, a prefeitura concede abatimentos adicionais aos contribuintes cadastrados no Programa Nota Fortaleza até 30 de novembro de 2025. Os benefícios extras variam entre 1%, 1,5% e 2%, de acordo com uma pontuação calculada a partir do valor das notas fiscais de serviços emitidas entre 1º de dezembro de 2024 e 30 de novembro de 2025, em relação ao valor venal do imóvel.

Com a combinação dos incentivos, participantes do programa podem alcançar até 10% de desconto no pagamento da primeira cota única do IPTU. A tabela de pontuação está disponível no site do Nota Fortaleza (www.notafortaleza.sefin.fortaleza.ce.gov.br).

O benefício é direcionado a imóveis residenciais. A cada R$ 50,00 em serviços registrados, o contribuinte acumula um ponto. O cálculo considera a soma dos valores das notas emitidas no período, dividida por 50. Após o cadastro no programa, todas as Notas Fiscais de Serviço eletrônicas (NFS-e) vinculadas ao CPF informado passam a ser contabilizadas automaticamente.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Fortaleza reforça a modernização dos serviços fiscais e incentiva a cidadania fiscal, aliando facilidades de pagamento a mecanismos de estímulo à emissão de notas e também à regularidade tributária.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business