DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Prêmio Nacional de Inovação abre suas inscrições com foco em competitividade
Por Marcelo Cabral - Em 22/09/2025 às 12:24 PM
A nona edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) abriu oficialmente suas inscrições nesta segunda-feira (22), com prazo até 28 de novembro, pelo site premiodeinovacao.com.br. O anúncio foi realizado em São Paulo, durante o encontro da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fórum da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que atua no fortalecimento de políticas públicas voltadas à inovação e à competitividade do setor produtivo brasileiro.

Inovação na indústria amplia produtividade e competitividades do setor produtivo Foto: Divulgação
Considerada a maior premiação do gênero no País, a iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae e a CNI. Seu propósito é reconhecer soluções inovadoras desenvolvidas por instituições e pesquisadores, além de ressaltar o papel da inovação como motor da produtividade, da competitividade e do desenvolvimento nacional.
Durante a cerimônia, Pedro Wongtschowski, conselheiro da MEI, destacou a posição do Brasil no cenário global. “O Brasil é vice-líder regional e uma das lideranças entre aqueles de renda média”, afirmou, ao lembrar que o País ocupa atualmente a 52ª posição no Índice Global de Inovação 2025, que reúne 139 nações.
Lançamento com presença institucional
O evento, realizado na sede regional da CNI em São Paulo, reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do governo paulista, do setor industrial, universidades estaduais, agências de fomento à pesquisa, do sistema financeiro, do Sistema S (Sebrae, Senai) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A discussão reforçou a necessidade de investir em inovação como estratégia para impulsionar o desenvolvimento do País e conduzir uma reindustrialização baseada em fundamentos sólidos e sustentáveis.
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou o papel da premiação como estímulo ao ecossistema de inovação e à integração entre diferentes agentes. “O ambiente para inovação no Brasil é muito propício para acelerar o desenvolvimento“, afirma, destacando os avanços em infraestrutura, serviços e recursos disponíveis.
Categorias e premiações
A edição 2025 do PNI contempla cinco categorias estratégicas:
- Descarbonização;
- Recursos Renováveis;
- Inteligência Artificial para Produtividade;
- Digitalização de Negócios;
- Inovações Lei do Bem – voltada ao estímulo de investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Em oito edições anteriores, o prêmio já reuniu 16,5 mil inscritos e 113 vencedores de todas as regiões do Brasil. Para 2025, além de certificados e troféus, os finalistas terão ampla visibilidade na mídia e participação garantida no 11º Congresso de Inovação da Indústria, previsto para março de 2026, em São Paulo. Os ganhadores também serão contemplados com uma imersão em ecossistemas internacionais de inovação, desenvolvida sob medida para o grupo.
Mais notícias
Registro Natalino



























