PESQUISA DA CNI

Produção industrial recua em fevereiro, mas emprego avança

Por Redação - Em 24/03/2024 às 10:27 PM

Produção Industrial, Indústria, Trabalhadoras, Mulheres, Fábrica De Calçados Foto Cni

O indicador de evolução do número de empregados atingiu 50,3 pontos em fevereiro de 2024 FOTO: CNI

O desempenho positivo das grandes indústrias em fevereiro deste ano, em relação às pequenas e médias indústrias, contribuiu para que o índice de evolução da produção industrial caísse de forma mais suave na comparação com janeiro. Segundo a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de evolução da produção industrial atingiu 48,5 pontos no mês passado, abaixo dos 50 pontos. No entanto, o indicador está 1,8 ponto acima da média dos meses de fevereiro da série.

Por outro lado, o indicador de evolução do número de empregados atingiu 50,3 pontos em fevereiro de 2024. Acima dos 50 pontos, o índice sinaliza que houve um avanço no emprego industrial frente a janeiro. “Vale notar que o índice ainda se encontra 1,8 ponto acima da média dos meses de fevereiro da série, que é de 48,5 pontos, ou seja, tipicamente, é esperado que haja queda do emprego em fevereiro”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O resultado acima dos 50 pontos foi impulsionado pelo indicador de número de empregados para grandes empresas, que atingiu 51,7 pontos no mês. Os índices para pequenas e médias empresas mostram recuo no emprego. Mesmo assim, todos os portes tiveram um desempenho acima de suas médias históricas para meses de fevereiro, calculadas desde janeiro de 2011.

Estoque

O indicador de evolução do nível de estoques atingiu 49,7 pontos em fevereiro de 2024, abaixo dos 50 pontos, o que indica uma redução. Esta é a quarta queda consecutiva nos estoques.

“Já são três meses com os estoques abaixo do planejado pelos empresários, o que sugere que, caso a demanda por produtos industriais aumente, haverá impacto positivo na produção industrial e no emprego. É um resultado especialmente importante tendo em vista que os estoques se mantiveram acima do planejado pelos empresários a maior parte de 2023, indicando frustração com a demanda”, explica Marcelo Azevedo.

Capacidade instalada

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável em 68% em fevereiro na relação com janeiro. O percentual equivale à média dos meses de fevereiro da série histórica. A Sondagem mostra que, para empresas de pequeno e grande portes, a UCI está de acordo com as expectativas dos empresários do setor para o período. Para as médias empresas, o índice para médias empresas se encontra 1 ponto percentual abaixo da média dos meses de fevereiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business