Advocacia cearense
Programa da OAB-CE fortalece classe com apoio financeiro do BNB e capacitações do Sebrae
Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/11/2025 às 5:36 PM

As parcerias fazem parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento Integrado da Advocacia no Ceará. Foto: Ascom OAB-CE
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), o Banco do Nordeste (BNB) e o Sebrae Ceará firmaram parceria, na última segunda-feira (17), para oferecer linhas de crédito e ações de capacitação voltadas ao empreendedorismo jurídico. As ações integram o Programa de Apoio e Desenvolvimento Integrado da Advocacia no Ceará, lançado pela OAB-CE e pela Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).
A presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, apontou que o “projeto reafirma o compromisso da OAB-CE com a qualificação, o empreendedorismo jurídico, a inovação e o desenvolvimento sustentável da advocacia”. Ela explicou que a iniciativa “nasce de diálogos, estudos e da escuta atenta às necessidades da jovem advocacia, das pequenas sociedades e de todos os profissionais que buscam evoluir e se adaptar às novas dinâmicas do mercado”.
O superintendente de MPE e Pessoa Física do BNB, André Bernard, acrescentou que a instituição está colocando agentes à disposição em todo o estado do Ceará, pois entende que a Ordem tem uma “ação de interiorização muito forte”.
Acordos
Com o Banco do Nordeste (BNB), representado pela superintendente Eliane Brasil, foi assinado um Acordo de Cooperação que disponibiliza crédito orientado e soluções financeiras para profissionais da advocacia. O acordo foi feito com o estado do Ceará, portanto os advogados que estão nos municípios do interior também terão a oportunidade de acessar os serviços.
Já o Sebrae Ceará formalizou um Protocolo de Intenções para promover capacitação, desenvolvimento de competências e incentivo ao empreendedorismo, com foco especial na jovem advocacia.
Após a formalização das parcerias, a OAB-CE também promoveu as palestras “Empreender na Advocacia com Crédito Orientado: oportunidades e caminhos”, apresentada pelos representantes do BNB, Salomão Lima Sousa e Marcela Melo; e “Credenciamento Sebrae: conectando profissionais às demandas do desenvolvimento”, conduzida pelos representantes do Sebrae Ceará, Elayne Alencar e Giovani Nogueira.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























