INFRAESTRUTURA
Projeto chinês de R$ 23 bilhões levará energia do Nordeste ao Centro-Oeste e deve reduzir desperdício
Por Redação - Em 30/06/2025 às 4:44 PM

A linha de transmissão terá 1.468 km de extensão, passando por Maranhão, Tocantins e Goiás FOTO: Agência Brasil
A State Grid Brazil Holding (SGBH), subsidiária da estatal chinesa State Grid, iniciou, nesta segunda-feira (30), as obras do projeto “Gate”, que conectará a produção de energia do Nordeste ao Centro-Oeste. A linha de transmissão terá 1.468 km de extensão, passando por Maranhão, Tocantins e Goiás, com operação prevista para começar em março de 2030.
O investimento estimado é de R$ 23 bilhões, com concessão de 30 anos. A estrutura operará em ultra alta tensão (800 kV) e capacidade de transmissão de 5 milhões de kW.
Segundo o diretor-geral do ONS, Márcio Rea, a nova linha deve reduzir o curtailment — cortes de geração por falta de escoamento — e ajudar a baratear o custo da energia no Centro-Oeste, ao diminuir a dependência de usinas térmicas.
Rea também destacou o interesse do governo em investir em baterias de armazenamento, para distribuir a energia excedente em horários de baixa geração solar.
O CTO da Gate, Paulo Zerbarti, afirmou que há esforço para antecipar a conclusão da obra: “Queremos acelerar ao máximo. A meta é 2029, mas estamos trabalhando para entregar antes”, disse.
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























