MAIOR JAZIDA DO BRASIL
Projeto Santa Quitéria será debatido durante evento de mineração na FIEC
Por Marcelo Cabral - Em 11/09/2025 às 7:34 AM

Ricardo Cavalcante e Elmano de Freitas estarão na abertura dos eventos, que reunirá empresários, especialistas, pesquisadores e gestores públicos na sede da FIEC Foto: Douglas Filho/Portal IN
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediará, nesta quinta e sexta-feiras (11 e 12), dois relevantes eventos do setor mineral no Nordeste: o 5º Encontro Estadual de Mineração e o 1º Seminário de Minerais Estratégicos do Ceará, promovidos em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A solenidade de abertura será conduzida pelo presidente da FIEC e do Sindiminerais, Ricardo Cavalcante, com a presença do governador Elmano de Freitas.
Logo na abertura, os holofotes se voltam ao Projeto Santa Quitéria (PSQ), que contempla a exploração da Mina de Itataia – maior jazida de fosfato e urânio do Brasil, situada no interior cearense. Representando a iniciativa, Christiano Brandão participa da mesa-redonda ‘Infraestrutura, tecnologia e inovação na cadeia produtiva de minerais estratégicos no Ceará’. O evento reúne especialistas, executivos, gestores públicos e pesquisadores para discutir inovação, sustentabilidade e o papel da mineração como vetor estratégico de desenvolvimento regional.

Christiano Brandão está à frente do Projeto Santa Quitéria
A presença do PSQ é vista como um marco de consolidação de estratégias inovadoras e sustentáveis no setor. “Eventos como esse são fundamentais para trocarmos experiências, debatermos tecnologias e identificarmos novas formas de contribuir com o crescimento do Estado. Estamos honrados em estar ao lado de representantes de instituições tão relevantes, discutindo caminhos que unem produção, inovação e geração de renda para o Ceará”, afirma Brandão.
Nomes de peso e pautas estratégicas
A mesa-redonda contará ainda com a participação de Ricardo Eudes Ribeiro Parahyba (Agência Nacional de Mineração), Francisco Valdir Silveira (Serviço Geológico do Brasil), Domingos Filho (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará) e Tássia de Melo Arraes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), sob a mediação da professora doutora Tiany Guedes Costa (UFC).
Durante dois dias de programação, o encontro pretende explorar temas de alto impacto econômico e socioambiental, entre eles o potencial dos minerais estratégicos no Ceará, o processamento de minerais portadores de nióbio, os depósitos de terras raras, o aproveitamento de águas subterrâneas e as políticas públicas que moldam o futuro da mineração.
Para Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Ceará (Simagram), o encontro ultrapassa o caráter de fórum técnico. “Mais do que discutir temas diversos, buscamos alinhar estratégias que unam inovação, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades. Sem mineração não há civilização. Sem mineração não há vida”, destaca.
Projeto Santa Quitéria
Situado na região de Santa Quitéria, o projeto reúne a maior jazida conhecida de fosfato e urânio do País. A iniciativa prevê a extração e o beneficiamento dos recursos minerais com tecnologia nacional e altos padrões de segurança e sustentabilidade. Contribuindo, dessa forma, para a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional, além de reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados.
Mais notícias
Carreira Judiciária




























