ENCONTRO NO BNB
Rafael Fonteles conduz evento sobre investimentos verdes e Porwershoring
Por Marcelo Cabral - Em 21/10/2025 às 7:09 PM
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, conduz nesta quinta-feira (23) o seminário ‘Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As oportunidades do Powershoring’, que acontecerá, na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza. O encontro reúne representantes dos governos estaduais da região, especialistas e líderes institucionais para debater o futuro dos investimentos verdes no Brasil.

Rafael Fonteles comandará as atividades do seminário na sede do BNB Foto: Divulgação
O evento tem como propósito principal discutir novas estratégias para potencializar as vantagens competitivas do Nordeste – uma região que reúne condições únicas de geração de energia renovável – principalmente eólica e solar fotovoltaica. Além disso, se consolida como protagonista na transição para uma economia de baixo carbono no País.
Atualmente, os estados nordestinos concentram 78% da capacidade instalada de energia eólica e solar nacional, além de oferecer custos competitivos, infraestrutura logística robusta, mão de obra qualificada e posição geográfica estratégica. Esses atributos tornam o Nordeste altamente atrativo para indústrias verdes e setores de difícil descarbonização, como siderurgia, fertilizantes e químicos, bem como para segmentos ligados às cadeias de valor da energia renovável, a exemplo de minerais críticos, baterias e combustíveis de baixo carbono.
Variados temas em debate
Promovido pelo Consórcio Nordeste, BNB e Instituto Clima e Sociedade (iCS), o seminário contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais. Os painéis abordarão temas centrais para o avanço dos investimentos sustentáveis na região, entre eles:
* Estratégias regionais e a visão internacional do Brasil para a consolidação da agenda de Powershoring;
* Perspectivas de investidores, mecanismos de financiamento verde e instrumentos de mitigação de riscos para ampliar os aportes sustentáveis;
* Marcos institucionais, clusters industriais de baixo carbono e ecossistemas portuários como vetores de desenvolvimento e descarbonização;
* O papel da filantropia e da cooperação internacional na construção de uma agenda comum para o Powershoring.
O seminário reforça o compromisso do Consórcio Nordeste em posicionar a região como referência global em inovação, sustentabilidade e transição energética, promovendo o diálogo entre governos, setor privado e sociedade civil em torno de um modelo de desenvolvimento competitivo, verde e inclusivo.
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























