MAIOR DA HISTÓRIA
Receita Federal libera dia 23 consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2025
Por Marcelo Cabral - Em 18/06/2025 às 6:33 PM

IRPF 2025 terá segundo lote de restituição liberado no próximo dia 23, para contribuintes que tenham algum tipo de prioridade Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A Receita Federal abre, na próxima segunda-feira (23), às 10 horas, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. Com volume recorde em número de contribuintes beneficiados e valores devolvidos, o lote também contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Ao todo, 6.545.322 contribuintes terão direito à restituição, somando R$ 11 bilhões – valor que será integralmente destinado a contribuintes com algum critério de prioridade no reembolso. Neste ano, passam a ter prioridade adicional os contribuintes que utilizaram simultaneamente a declaração pré-preenchida e a opção de restituição via Pix, estratégia adotada pelo Fisco para incentivar o uso dessas ferramentas digitais.
A distribuição das restituições ficou assim definida:
– 4.764.634 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou Pix como forma de recebimento;
– 1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
– 496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
– 148.090 contribuintes com 80 anos ou mais;
– 91.363 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave.
A consulta poderá ser feita no site oficial da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal/pt-br), acessando a seção ‘Meu Imposto de Renda’ e, em seguida, clicando em ‘Consultar a Restituição’. Também está disponível via aplicativo oficial da Receita para dispositivos móveis. O pagamento será creditado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix (tipo CPF) informada na declaração.
Caso o nome do contribuinte não conste na lista deste lote, recomenda-se acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), verificar o extrato da declaração e identificar possíveis pendências. Caso haja inconsistências, é possível enviar uma declaração retificadora e acompanhar os próximos lotes de restituição.
Se, por algum motivo, o depósito não for concluído – como no caso de conta bancária desativada -, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento pode ser feito diretamente pelo Portal BB ou por meio da Central de Relacionamento nos números: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), ou 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Após o prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o valor não resgatado por meio do portal e-CAC. No menu ‘Declarações e Demonstrativos’, basta acessar ‘Meu Imposto de Renda’ e clicar na opção ‘Solicitar restituição não resgatada na rede bancária’. (Com informações da Agência Brasil)
Mais notícias
IMPACTO NO TURISMO




























