Conexão industrial
Rede de Oportunidades da FIEC completa 4 anos como catalisadora de inovação no Ceará
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 14/05/2025 às 7:00 AM

A plataforma divulga editais e recursos disponíveis para projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência tecnológica Foto: Freepik
Lançada pelo Sistema Fiec, a Rede de Oportunidades completa quatro anos neste mês como uma das principais ferramentas de conexão entre a indústria cearense e o ecossistema de inovação. A plataforma divulga editais e recursos disponíveis para projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência tecnológica, aproximando empresas, pesquisadores e instituições de fomento.
Ao longo desse período, a iniciativa já mapeou e compartilhou mais de 330 oportunidades, somando cerca de R$ 5 bilhões em verbas públicas e privadas. Atualmente, há 41 editais abertos, destinados a indústrias, ICTs, startups e pesquisadores.
“O projeto tem sido um indutor relevante da inovação no Ceará, ao indicar fontes de fomento que ajudam a indústria a transformar ideias em soluções com potencial de mercado”, afirma Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria da FIEC.
Com funcionamento 100% digital, a plataforma permite acesso rápido e detalhado a cada edital, com informações sobre público-alvo, valores, prazos, contrapartidas e requisitos. A base de dados é constantemente atualizada e estruturada para garantir eficiência no acesso à informação.
A Rede é parte do programa de Transformação Digital do Sistema Fiec e já passou por melhorias técnicas. “O processo era manual, hoje temos uma ferramenta dinâmica, com editais atualizados em tempo real”, destaca Rodrigo Gomes, do IEL Ceará.
Próximos passos: foco ESG
Em nova fase, a Rede de Oportunidades se prepara para ampliar sua atuação, incorporando iniciativas socioambientais. A expansão será feita em parceria com a Coalizão pelo Impacto, que atua na promoção de negócios voltados à transformação social e ambiental em Fortaleza.
“A ideia é ampliar o engajamento da indústria com o ecossistema de impacto, alinhado às diretrizes do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante”, explica Muchale.
Para Carla Esmeraldo, coordenadora da Coalizão, a parceria representa um passo estratégico. “Ao facilitar o acesso a incentivos pouco visíveis, ajudamos empreendedores comprometidos com causas socioambientais a ganhar tração”, afirma.
Mais notícias
referência italiana




























