TURISMO DE EVENTOS CRESCE
Rede hoteleira do Ceará já registra taxa de ocupação de 80% para o fim de ano
Por Marcelo Cabral - Em 05/12/2024 às 8:35 PM
O Ceará vem se destacando no cenário turístico nacional e internacional, sendo um dos destinos mais desejados pelos viajantes. Isso se deve pelas beleza naturais exuberantes do Estado – com suas praias, serras e sertões -, aliadas a uma rede hoteleira de alto nível e diversas opções para os apreciadores da boa gastronomia. E, também, ao trabalho de divulgação realizado pelas equipes da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE). Tanto que grande parte da rede hoteleira já está com mais de 80% de lotação para este fim de ano.
Mantendo-se sempre nas primeiras colocações dos rankings de grandes sites especializados em buscas de viagens, o Ceará figura no Top Five nacional. E nos últimos anos está ocorrendo uma expansão do turismo esportivo e de negócios. “Somos muito conhecidos pelas nossas belezas naturais, mas o Ceará é muito mais. O turismo de negócios é algo que a nossa secretaria tem atuado com muita assertividade nas conexões, para que a gente possa trazer grandes eventos. Como o nosso Centro de Eventos, um dos principais indutores desse tipo de turismo”, afirma a titular da Setur, Yrwana Albuquerque.

Yrwana Albuquerque destacou a relevância do turismo de eventos e negócios
Ela ressaltou que a cada mês mais de 100 mil pessoas têm passado pelo equipamento gerido pela secretaria, participando de grandes eventos nacionais e internacionais, potencializando esse tipo de turismo. No terceiro trimestre o Ceará superou a média nacional e dos demais estados da Região Nordeste no total de visitantes, muito por causa do turismo de negócios, que agrega novas possibilidades para que os visitantes retornem para momentos de lazer.
Impacto econômico
“A gente é muito fonte geradora de emprego e de renda no nosso Estado. Quando fazemos um evento, não é é apenas durante a sua realização que movimenta a economia. Existe o período de montagem, de realização, desmontagem e o pós-evento, pois às vezes esses visitantes ‘esticam’ sua permanência aqui, para poderem aproveitar as nossas praias e o nosso sol”, destaca.
A secretária salientou que o Ceará já tem grandes eventos marcados até para 2027, por meio de um trabalho forte na atração de feiras, seminários, congressos, shows, entre outros. “Tivemos uma conferência este ano, onde todos os estados estavam representados, além de mais de dez países. A gente faz essa divulgação para que cada vez mais possamos ter um equipamento de qualidade, como é o Centro de Eventos do Ceará”.
Destacando que a taxa de ocupação para o fim de ano nos principais hotéis de Fortaleza já está acima de 80%, a titular da Setur-CE lembrou que muitas pessoas ainda estão adquirindo os seus pacotes de viagens para o período. “Estamos no sétimo mês consecutivo de maior movimentação de turistas internacionais, entre as regiões Norte e Nordeste, e estamos trabalhando muito para termos excelentes números em 2025, pois este ano com certeza teremos”, explica.
Malha aérea
Falando sobre o modal aéreo, ela ressaltou ser um desafio para todos os lugares do mundo, pois muitas companhias ainda estão com uma situação delicada de caixa e estão faltando aeronaves. “Nosso governador Elmano tem trabalhado para ampliar nossa malha aérea, inclusive rotas internacionais, como a de Santiago, que deve trazer mais de 14 mil passageiros e gerar ligação com a Austrália. E o Aeroporto Regional de Jericoacoara vem em expansão, a região vai receber o primeiro hotel seis estrelas do Ceará e estamos trabalhando para que aquele aeroporto se torne internacional. Inclusive, já recebemos alguns heads de malha para que, em breve isso possa ocorrer”, completa Yrwana Albuquerque.
Mais notícias
Nesta Segunda




























