ESTRATÉGIA E GOVERNANÇA
Reinstalação do Cetur marca nova era para o planejamento do turismo no Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 15/12/2025 às 3:58 PM

Cetur reúne lideranças dos poderes público e privado do setor Fotos: Reprodução/Facebook
“Esta segunda-feira (15) entrou para o calendário turístico cearense, com a reinstalação do Conselho Estadual do Turismo (Cetur), após mais de uma década de inatividade. A retomada do órgão marca um novo momento para a governança e o planejamento estratégico do setor no Estado”. A avaliação é do titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck, que destacou a iniciativa como um passo fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor.
“Motivo de muito orgulho essa retomada. O conselho reflete o compromisso e o olhar estratégico do governador Elmano de Freitas para o turismo, entendendo o setor como vetor de desenvolvimento econômico, geração de empregos e integração regional. Hoje, definimos a criação de câmaras temáticas que vão aprofundar debates estratégicos e contribuir para decisões mais qualificadas e integradas. Vamos fortalecer o diálogo entre Estado, municípios e setor produtivo”, afirmou.

Eduardo Bismarck destaca o papel relevante do Cetur no Estado
A cerimônia de reinstalação foi realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e reuniu representantes do trade turístico, além de secretários e gestores municipais. Na ocasião, o titular da Setur-CE agradeceu a presença dos participantes, em nome da secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, ressaltando o papel dos presentes como membros oficiais do Conselho.
O Cetur é um órgão consultivo e propositivo vinculado à Setur-CE, responsável por reunir representantes do governo estadual, dos municípios, do setor produtivo, de instituições de ensino e da sociedade civil. A proposta é fomentar o planejamento integrado, a articulação institucional e a construção de decisões compartilhadas, em alinhamento com as diretrizes do Ministério do Turismo (MTur) e com o Programa de Regionalização do Turismo.
Presidido pelo próprio Eduardo Bismarck, o Conselho se propõe a ser um espaço permanente de diálogo e de formulação de propostas voltadas à expansão das atividades turísticas no Ceará. “Nossos encontros serão periódicos e, em março, já vamos ter a próxima reunião. Com certeza sairão muitos frutos desta parceria. Estamos juntos”, salientou.
Mais notícias
clima de sapucaí




























