ATIVO FINANCEIRO

Renault registra prejuízo de 9,5 bilhões de euros após reavaliar participação na Nissan

Por Redação - Em 01/07/2025 às 10:44 AM

Renault

A Renault afirmou que a medida não afetará o fluxo de caixa nem os dividendos pagos pelo grupo

A Renault anunciou um prejuízo de 9,5 bilhões de euros devido à mudança na forma de contabilizar sua participação acionária na Nissan. A montadora francesa possui 35,71% da japonesa e, a partir de agora, vai registrar esse investimento como um ativo financeiro, alinhando seu valor ao preço atual das ações da Nissan.

Essa alteração substitui o método acionário utilizado anteriormente, que considerava o valor da participação com base nos resultados da Nissan. A mudança reflete a desvalorização das ações da montadora japonesa, que estão abaixo do preço pago pela Renault há mais de duas décadas.

A Renault afirmou que a medida não afetará o fluxo de caixa nem os dividendos pagos pelo grupo e que a parceria entre as duas empresas segue pragmática e orientada a negócios. No entanto, a decisão indica um distanciamento gradual entre as companhias, observado nos últimos meses.

Após o anúncio, as ações da Renault subiram 0,82% em Paris, enquanto as da Nissan caíram 2,4% em Tóquio. A queda das ações da Nissan também foi influenciada por informações de que a empresa tenta adiar pagamentos a fornecedores para liberar caixa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business