TURISMO

Retorno do visto eletrônico pode aumentar em 20% o número de brasileiros no México em 2026

Por Redação - Em 05/02/2026 às 11:00 AM

Cidade Do México Foto Pixabay

Entre janeiro e novembro de 2025, o México recebeu 185,078 brasileiros, uma queda de 5,3% FOTO: Pixabay

A retomada do visto eletrônico para brasileiros partir desta quinta-feira (5) deve impulsionar o turismo no México com um crescimento estimado de 20% no fluxo de visitantes a partir de 2026, informou a rede hoteleira Meliá Hotels International. A expectativa já movimenta a demanda por resorts em destinos como Cancún e Riviera Maya, onde a simplificação do processo migratório deve tornar o país mais atrativo para quem viaja a lazer ou em viagens de curta duração.

O impacto da volta do e-visa é visto como resposta à queda do número de brasileiros no México nos últimos anos. Desde a exigência de visto físico em 2022, o fluxo de visitantes brasileiros despencou mais de 44%, levando à perda de seis voos diretos e de mais de 100 mil turistas em dois anos, segundo dados da Secretaria de Turismo mexicana. Entre janeiro e novembro de 2025, o México recebeu 185,078 brasileiros, uma queda de 5,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 195,478 visitantes.

O e-visa substitui o visto físico por um processo totalmente online, sem necessidade de comparecimento a consulados ou embaixadas, o que promete reduzir burocracia, custo e tempo para quem planeja visitar o país.

Especialistas do setor acreditam que, com a nova facilidade de entrada e o fortalecimento da conectividade aérea, o Brasil pode voltar a figurar entre os maiores mercados emissores de turistas para destinos mexicanos como Cancún, Cozumel e Riviera Maya já nos próximos anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business