PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Ricardo Cavalcante confere Selo ESG-FIEC a quatro empresas que atuam no Ceará

Por Marcelo - Em 26/04/2023 às 7:44 PM

Em uma cerimônia bastante concorrida, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, entregou nesta quarta-feira (26), o Selo ESG-FIEC aos representantes das empresas Alimempro Produtos Processados, Cerâmica Brasileira (Cerbras), Solar Coca-Cola e Qair Brasil. Em seu discurso, ele enfatizou o propósito da institucionalização do Núcleo ESG-FIEC, ocorrida no ano passado, na Casa da Indústria.

Ricardo Cavalcante destacou a relevância do Núcleo ESG-FIEC

“Naquele momento criamos o Núcleo ESG-FIEC, que inicialmente foi liderado pelo meu amigo e vice-presidente, Jaime Bellicanta, e hoje segue com o apoio do nosso diretor-financeiro, meu amigo Edgar Gadelha. Se hoje aqui estamos, colhendo os frutos dessa decisão, com a entrega do Selo ESG-FIEC a mais quatro empresas, devemos isso ao trabalho tão bem desenvolvido pela equipe que tem conduzido as ações no Núcleo”, destaca.

Acompanhado da titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, Ricardo Cavalcante realizou a entrega dos certificados à vice-presidente da Cerbras, Ticiana Mota; ao sócio-diretor da Alimempro e presidente do Sindialimentos, Isaac Matos Bley; ao diretor-executivo da Qair Brasil, Jorge Borrel, e ao gerente de Relações Externas da Solar Coca-Cola, Artur Ferraz.

Certificação

O selo representa a confirmação das melhores práticas adotadas pelas empresas nos três eixos que formam o ESG. Também participaram da solenidade o vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; vários presidentes de sindicatos ligados à FIEC; o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; os secretários-executivo das Indústria da SDE e de Regionalização e Modernização da Casa Civil – Joaquim Rolim e Célio Fernando -, respectivamente; a presidente da Cerbrás, Ana Lúcia Mota; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, além de outras autoridades e industriais.

Alciléia Farias ressaltou que a certificação é muito importante

Para a coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alciléia Farias, a entrega dos selos representa um avanço para a indústria cearense. “Ter práticas de sustentabilidade é um hábito das indústrias do Ceará. O que realmente as pessoas precisam e estão buscando é uma certificação. Ter uma terceira parte que confirme as práticas adotadas pela empresa traz a credibilidade e a imparcialidade imprescindíveis para o reconhecimento do mercado. Tratar dos critérios ESG é ir além das normas demandadas, ou seja, é ser uma empresa responsável com os desafios socioambientais do planeta”, ressalta.

Premiação

A entrega do selo ESG-FIEC para as quatro empresas influenciou o presidente da FIEC, para a criação do Selo ESG-FIEC-Sema-Semace, comemorada pela titular da Sema. “Fica hoje firmada a nossa parceria com a FIEC para incrementar esse selo pensado em uma forma mais ampla e vamos lançar o Prêmio ESG-FIEC-Sema-Semace. A importância desses três pilares mostra o quanto o mundo está atento a isso, de modo que os maiores bancos não financiam mais sem a empresa apresentar o projeto de ESG na prática, dentro de cada negócio”, finaliza Vilma Freire.

Artur Ferraz, Isaac Bley, Ticiana Mota e Jorge Borrel receberam os certificados concedidos às empresas

Mais notícias

Ver tudo de IN Business