INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA
Ricardo Cavalcante revela potencial de dados à equipe do Ministério da Defesa
Por Marcelo Cabral - Em 25/09/2025 às 6:58 PM
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu nesta quinta-feira (25) o general de Exército Marcelo Arantes Guedon, chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, em visita institucional à Casa da Indústria. Durante a programação, ele apresentou o portfólio do Observatório da Indústria do Ceará, destacando iniciativas de inteligência de dados, inteligência competitiva, prospectiva e cooperação estratégica.

Ricardo Cavalcante revelou dados estratégicos à equipe do Ministério da Defesa Foto: Gecom/FIEC
Foram evidenciados os avanços no mapeamento de informações socioeconômicas de municípios do Ceará e de todo o Brasil, bem como a importância do investimento em tecnologia da informação como ferramenta para decisões assertivas, otimização de serviços e aceleração de processos. Indicadores de eixos como Economia, Emprego e Renda, Infraestrutura, Sustentabilidade e Energias Renováveis também foram apresentados. A visita buscou aproximar o Ministério da Defesa da FIEC, com foco em temas estratégicos como logística, modais de transporte, geração de energia e a base industrial de defesa, ampliando o diálogo institucional com o setor produtivo cearense.
O encontro contou com ainda com presença dos generais de Divisão Ivon Barreto Leão, comandante da 10ª Região Militar, Eduardo Wolski, assessor de Cibernética do Ministério da Defesa e Pinto Sampaio, ex-Comandante da 10ª RM. Além dos coronéis Oliveira Leite, chefe do Estado-Maior da 10ª Região Militar; Márcio Carneiro Barbosa, chefe do Escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), e José Bezerra de Menezes Neto, assessor de Relações Institucionais da 10ª RM.
Reconhecimento do Ministério da Defesa
Ao avaliar a visita, o general Guedon ressaltou a relevância do Observatório e parabenizou a gestão. “Foi uma visita extremamente enriquecedora. O presidente Ricardo Cavalcante apresentou com grande clareza as potencialidades do Observatório da Indústria, destacando conexões diretas com temas de interesse da Defesa, como a base industrial, o acompanhamento de obras e a possibilidade de parcerias estratégicas. Ficou evidente o quanto essa estrutura pode contribuir em interações futuras, sobretudo pelo uso da inteligência artificial na transformação de dados em informações qualificadas, fundamentais para a tomada de decisões”, afirma.
O representante do Ministério da Defesa também destacou o alinhamento com a agenda energética nacional. “Chamou atenção a forma como o presidente relacionou esses aspectos ao setor de energia, demonstrando conhecimento e entusiasmo sobre a capacidade do Nordeste em ampliar sua matriz energética e impulsionar a geração de energia renovável. A visita nos deixou motivados e confiantes de que há muitas oportunidades para avançarmos juntos, não apenas no âmbito da 10ª Região Militar, mas também de maneira integrada com as três Forças, em benefício da missão constitucional de defesa do Brasil”, complementa o general Guedon.
Mais notícias
Registro Natalino



























