Carreira de Sucesso

Rodrigo Mont’alverne: 30 anos de pioneirismo no marketing rodoviário

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 03/04/2025 às 7:00 AM

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Rodrigo Mont’alverne foi o primeiro gestor de marketing do Brasil na área de transporte rodoviário Foto: Divulgação

O mês de abril marca os 30 anos de carreira do profissional de marketing Rodrigo Mont’alverne, consolidando uma trajetória marcada por inovação e pioneirismo no setor de transporte rodoviário. Com mais de 20 anos de experiência na Guanabara, uma das principais empresas do segmento no Brasil, Rodrigo se destaca por sua visão estratégica e pela criação de campanhas memoráveis que fortaleceram a marca e impulsionaram o crescimento da companhia.

A carreira no marketing começou em 1995, no Hotel Metropolitan Residence, onde ele teve sua “primeira grande escola”. Lá, aprendeu “o poder do marketing aplicado à hospitalidade” e “o valor da criatividade e dos relacionamentos estratégicos“. A conquista de um contrato com a TAM, conta, foi um marco importante, garantindo a sustentabilidade do hotel até sua transição para o Grupo Guanabara.

A paixão pelo transporte rodoviário e pela “busologia” levou o profissional a aceitar o desafio de estruturar a área de marketing da Guanabara. Foram 21 anos de projetos inovadores, como o “Boa Mesa na Estrada” e o “Caminhos Musicais”, além da consolidação da marca com as campanhas “Pega o Guanabara e Vem”, bordão que se tornou um hit atemporal no mercado do forró e do marketing viral.

Inovação e contribuições

Rodrigo Mont’alverne foi o primeiro gestor de marketing do Brasil na área de transporte rodoviário. “Fico muito feliz que hoje as principais empresas de grande e médio porte já têm uma área de marketing estruturada ou em estruturação constante”, ressalta o profissional. Além de sua atuação na Guanabara, Rodrigo é membro ativo do grupo de marketing da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) desde 2012, onde contribui para o desenvolvimento de iniciativas e políticas do setor.

Ao longo de sua trajetória, ele aprendeu que o Brasil é feito de muitos “Brasis” e que o segredo do marketing – e da vida – está na capacidade de desaprender para reaprender continuamente. “Essa filosofia guiou minha carreira, permitindo que eu me adaptasse às mudanças do mercado e criasse campanhas inovadoras que se conectassem com o público”, completa o gestor.

Para Mont’alverne, a essência do marketing rodoviário reside na imersão profunda na realidade dos clientes e colaboradores. Essa filosofia, que ele descreve como “Pense Global, Aja Local”, moldou sua trajetória profissional. Acreditando que o Brasil é um mosaico de culturas distintas, ele valoriza a interação direta com agentes, vendedores e motoristas, absorvendo as nuances de cada região. “Essa vivência na estrada, ao desvendar os “vários Brasis”, permitiu que eu desenvolvesse ações personalizadas e campanhas de alcance nacional, sempre com o foco na conexão genuína com o público”, afirma.

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