Turismo regional

Rota das Emoções completa 20 anos com salto de 1.300% no número de empresas de turismo

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 16/05/2025 às 6:00 AM

Rota Das Emocoes Jericoacoara Foto Divulgação

Ligando três estados – Ceará, Piauí e Maranhão – o roteiro turístico costura destinos de rara beleza como Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Foto: Divulgação

Do litoral cearense às dunas maranhenses, a Rota das Emoções chega aos 20 anos como um dos principais cases de integração regional pelo turismo no país — e os números ajudam a contar essa história. Em duas décadas de atuação do Sebrae na região, o número de empresas ligadas à cadeia turística saltou de 68 para mais de 1.000 agências, de 92 para 1.129 restaurantes e de 172 para 1.072 meios de hospedagem. Um crescimento de mais de 1.300% apenas no setor de agências de viagem.

A transformação vai além das estatísticas. Hoje, 9.789 empresas com atividades diretamente ligadas ao turismo operam nos 14 municípios que compõem o roteiro entre Ceará, Piauí e Maranhão — o equivalente a 34,5% de todas as empresas da região. O setor também sustenta mais de 8 mil empregos formais e tem impulsionado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos destinos integrados, com aumento superior a 50% na última década.

Integração que transforma

Os dados foram apresentados durante o evento “Conecta Rota das Emoções”, realizado nesta terça-feira (13) em Jijoca de Jericoacoara, que reuniu empresários, gestores e especialistas dos três estados nordestinos. A coordenadora regional da Rota, Suilany Teixeira, destacou o impacto da articulação entre poder público e setor privado na estruturação do turismo como vetor de desenvolvimento.

Mais do que números, esses resultados mostram o quanto o trabalho em rede transforma a realidade econômica e social do território. O turismo deixou de ser uma promessa e virou política de desenvolvimento de fato”, afirmou.

Expansão com foco em sustentabilidade

Somente em 2024, o Sebrae investiu mais de R$ 4 milhões em ações na Rota, que geraram cerca de R$ 83 milhões em novos negócios — um avanço de 14% em relação a 2023. A próxima aposta é o “Conexão Transformadora”, projeto que será implantado ainda este ano com foco em sustentabilidade, inovação e qualificação de serviços.

Além da nova frente, o evento também marcou o lançamento do programa de sustentabilidade da Rota e o painel “Como ter um destino sustentável e seguro é pressuposto para competitividade de roteiro”, com participação de Bruno Leite e Alexandre Garrido, especialistas em turismo e ESG.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business