PRODUÇÃO EM 2026

Salmito Filho recebe executivos da THA e obras da usina de H²V iniciam em 2024

Por Marcelo Cabral - Em 17/02/2023 às 8:37 PM

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho, recebeu o CEO da TransHydrogen Alliance (THA), Paul Baan, e o diretor no Brasil, Mark McHugh, nesta quinta-feira (16), para uma reunião sobre os investimentos que o consórcio holandês pretende realizar no Hub de Hidrogênio Verde (H²V) cearense. Foram apresentados os avanços do projeto da empresa holandesa, que irá produzir Hidrogênio Verde a amônia no Complexo do Pecém, fruto de um investimento

Salmito  com executivos da THA e integrantes de sua equipe na SDE               Foto: Divulgação

Os executivos mostraram detalhes do projeto que ocupará uma área na Zona de Processamento de Exportação, o que facilitará a exportação de amônia para o Porto de Roterdã. A previsão é que obras iniciem em 2024 e a operação em 2026. “A prioridade do governador Elmano é avançarmos nesses passos importantes que o Governo vem dando com foco na transição energética e, especialmente, na produção do Hidrogênio Verde. Queremos garantir compromissos e avançar em novos, construindo parcerias estratégicas para buscar clientes para o Pecém”, afirmou Salmito.

De acordo com o diretor da Transhydrogen no Brasil, Mark McHugh, a estimativa é produzir 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano e exportar pelo Porto do Pecém para o Porto de Roterdã. “Em Roterdã, será feita a decomposição da amônia e o Hidrogênio Verde abastecerá nossos clientes por meio de tubulação de gás, infraestrutura que já está pronta na Europa”, afirmou o executivo.

Também participaram da reunião técnicos da secretaria executiva da Indústria da Sedet, Jorge Lima e Fernando Barros, e o futuro secretário executivo, Joaquim Rolim. Desde que foi lançado, em fevereiro de 2021, o Hub de Hidrogêncio Verde do Ceará já conta com 24 memorandos assinados. O da Transhydrogen Alliance foi assinado em outubro de 2021, na Holanda, pelo então governador Camilo Santana.

Veja a relação completa de empresas – nacionais e internacionais -, atraídas para o Hub de Hidrogênio Verde que está sendo implantado no Complexo do Pecém:

Enegix Energy
Qair
Fortescue
Neoenergia
Diferencial Energia
Eneva
H2Helium
Hytron
Engie
Transhydrogen Alliance
White Martins/Linde
Eren
AES
Cactus Energia Verde
Casa dos Ventos
Stolthaven
H2 Green Power
Comerc/Nexway
Enel Brasil
HDF
ABB
Mitsui/Caetano Bus
Alupar
EDP

Mais notícias

Ver tudo de IN Business