Salmito preocupa-se com a arrecadação dos municípios

Por Admin - Em 07/08/2019 às 8:05 PM

O deputado Salmito chamou a atenção de seus colegas na Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão de ontem, que cerca de 22,5% dos municípios cearenses (41) não arrecadaram sequer 1% de suas receitas própias, no exercício 2017.

Ele repercutiu uma matéria veiculada pelo jornal Diário do Nordeste contendo dados de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), revelando que nenhum município do Estado chegou a custear 30% do que precisou para manter os serviços.

Segundo Salmito, são 10 os municípios que arrecadam 84,64% da receita própria no Estado: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Eusébio, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Brejo Santo e Iguatu.

Para o deputado, é preocupante que apenas dez municípios concentrem quase 85% de toda a receita própria do Estado. “A partir deste ano e pelos próximos dez, vamos receber bilhões de reais das receitas do petróleo do pré-sal, e o Congresso Nacional ainda não definiu como irão para estados e municípios”, salientou.

Salmito defendeu uma solução que pode ser levantada pelo Ceará. “Poderíamos, juntamente com nossos deputados federais, senadores, prefeitos, vereadores e lideranças políticas estaduais, construir uma proposta para o Congresso Nacional”, ressaltou.

Segundo Salmito, ela deve ser baseada na meritocracia. “Se não for utilizado este critério, vão ser beneficiados os quatro Estados mais ricos e que recebem mais dinheiro da União, e que são os quatro mais quebrados e endividados do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul”, completou o parlamentar.

Deputado Salmito defende uma solução suprapartidária para enfrentar esse problema

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business