R$ 1,2 bilhão

Santos receberá megacomplexo turístico com novo terminal de cruzeiros, marina, shopping e hotel

Por Marlyana Lima - Em 15/07/2025 às 5:31 PM

Visão Geral Do Terminal E Marina

Visão Geral do novo Terminal Portuário de Santos e da primeira Marina da cidade – Imagem: Divulgação

O Porto de Santos, maior da América Latina, está prestes a ganhar uma transformação histórica com a criação de um novo complexo turístico e portuário na região da Ponta da Praia. Batizado de Santos + Vivo, o projeto liderado pela Transbrasa — tradicional operadora portuária com mais de 50 anos de atuação — prevê um investimento de R$ 1,2 bilhão autorizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Com área total de 294 mil metros quadrados, o novo empreendimento contará com um moderno terminal de cruzeiros, shopping center, centro de negócios, hotel de alto padrão e a primeira marina da cidade, além de ciclovias, espaços de lazer e áreas de convivência voltadas à integração entre porto e cidade. A proposta é ampliar a experiência turística em Santos e reposicionar a cidade como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil.

Visão Geral Do Novo Terminal De Cruzeiros Em Santos

Visão geral do megacomplexo que pretende reposicionar o Porto de Santos no mercdo de turismo

O projeto, idealizado pelos empresários Bayard Umbuzeiro Filho e Bayard Umbuzeiro Neto, também visa complementar o funcionamento do terminal Concais, atualmente o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros no Brasil. Ao criar três novos berços de atração dedicados exclusivamente aos navios de cruzeiro, o Santos + Vivo ampliará significativamente a capacidade da cidade de receber turistas por via marítima.

Mais do que um centro turístico, o novo complexo também terá papel estratégico na infraestrutura logística do Porto de Santos. A estrutura funcionará como guia corrente, protegendo o calado do canal do estuário, o que deve reduzir a necessidade de dragagens frequentes e facilitar o aprofundamento, requisito fundamental para a operação de grandes navios cargueiros.

Apesar da autorização administrativa já concedida pelo governo federal, o início das obras ainda depende da obtenção de licenças ambientais e urbanísticas. No entanto, a expectativa é de que o projeto se torne um marco na requalificação urbana da orla santista e no fortalecimento da indústria de cruzeiros no país.

Veja mais imagens do projeto:

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