SETOR NÁUTICO AQUECIDO

São Paulo Boat Show comercializa mais de 750 embarcações, expansão de 7,1%

Por Marcelo Cabral - Em 08/10/2025 às 5:38 PM

Mais de 750 barcos, lanchas, iates e jet-skis foram negociados durante o evento no São Paulo Expo

O São Paulo Boat Show 2025 encerrou esta edição com números expressivos que reafirmam sua posição como o maior evento náutico da América Latina. Realizado no São Paulo Expo, o salão bateu um recorde histórico de vendas, com mais de 750 embarcações negociadas – um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior, quando foram fechados 700 negócios.

Ao longo de seis dias, o evento reuniu mais de 120 expositores, apresentou cerca de 170 barcos, lanchas, iates e jet-skis e atraiu 40 mil visitantes, entre empresários, investidores, apaixonados pelo mar e representantes do setor público e privado. Os números refletem a força da chamada Economia do Mar, que já contabiliza mais de 1 milhão de embarcações registradas no Brasil e gera cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).

Setor náutico como motor econômico

Para Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos, os resultados desta edição são um indicativo claro da relevância do setor náutico para o desenvolvimento nacional. “O resultado desta edição mostra como o setor náutico é um verdadeiro propulsor para o desenvolvimento econômico do País. Cada barco novo vendido significa empregos gerados em estaleiros, marinas, fornecedores e serviços associados, além de maior arrecadação de impostos que retornam para a sociedade. O setor náutico no Brasil possui um potencial de crescimento imenso, especialmente quando olhamos para o turismo náutico e para a expansão das estruturas de apoio. O São Paulo Boat Show é o reflexo desse movimento”, destacou.

Na avaliação de Carlos Menezes Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, os impactos vão além dos contratos fechados. “O turismo náutico desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico do País, ao impulsionar empregos e renda, estimular comércio e serviços locais, atrair investimentos em infraestrutura e fortalecer a indústria náutica. Além de diversificar a oferta turística e ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais, promove o desenvolvimento regional de forma sustentável”, ressaltou.

Inovação e negócios em alto-mar

O ambiente de negócios foi impulsionado pela alta presença de lançamentos: quase 20% das embarcações apresentadas eram novidades de mercado, evidenciando a força inovadora da indústria. Além dos barcos, o evento trouxe motores de última geração, tecnologias sustentáveis, equipamentos e acessórios, além de veículos off-road e atrações culturais e educativas, como o circuito de palestras Náutica Talks, que reuniu especialistas para debater tendências e oportunidades.

Entre os expositores, o clima foi de entusiasmo e reconhecimento. Roberta Ramalho, presidente da Intermarine, destacou a importância estratégica do salão. “O São Paulo Boat Show é o principal evento do ano para a Intermarine. É o momento de apresentar lançamentos, mostrar nosso trabalho, receber clientes e reencontrar amigos e apaixonados pelo mar. Aproveitamos essa edição, que é o maior evento náutico da América Latina, para celebrar nossa história e lançar o futuro com a nova Intermarine 25 Metros”, afirmou.

Calendário náutico segue para o Nordeste

Com o encerramento do São Paulo Boat Show, o calendário do setor segue aquecido. A próxima parada será o Salvador Boat Show 2025, de 30 de outubro a 2 de novembro, na Bahia Marina. Em sua segunda edição, o evento promete ampliar a presença da náutica no Nordeste, reunindo grandes marcas nacionais, promovendo test-drives na Baía de Todos-os-Santos e reforçando a vocação da região como um dos polos mais promissores para o turismo náutico brasileiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business