CLIENTES

Satisfação com planos de saúde atinge maior nível em dez anos e chega a 85%

Por Redação - Em 27/10/2025 às 1:15 PM

Ans Suspende A Comercialização De 19 Planos De Saúde

O Rio de Janeiro registrou o melhor desempenho entre as regiões analisadas, com 93% de satisfação

A satisfação dos usuários de planos de saúde e odontológicos atingiu o maior patamar da última década, segundo pesquisa do Instituto Vox Populi encomendada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O levantamento, realizado entre 31 de julho e 17 de agosto de 2025, mostra que 85% dos beneficiários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus convênios — um avanço de 1 ponto percentual em relação a 2021.

De acordo com o superintendente executivo do IESS, José Cechin, o resultado indica estabilidade e leve melhora na percepção dos consumidores. “Não foi um salto expressivo, mas a avaliação não piorou — pelo contrário, apresentou avanço, o que é positivo para o setor”, afirmou.

O Rio de Janeiro registrou o melhor desempenho entre as regiões analisadas, com 93% de satisfação, alta de 6 pontos percentuais frente à última edição da pesquisa. São Paulo também apresentou melhora, passando para 82%.

Em contrapartida, houve queda em Porto Alegre (86%), Brasília (87%), Belo Horizonte (redução de 4 p.p.) e Salvador, que teve o pior resultado, com recuo de 7 p.p.

O nível de insatisfação geral foi de 14,6%, sendo 12% parcialmente satisfeitos e 2,6% pouco ou nada satisfeitos.

Principais motivos de insatisfação

Entre os desafios apontados pelos entrevistados estão a dificuldade para marcar consultas, o valor elevado das mensalidades e o tempo de espera no atendimento. Apesar disso, a nota média nacional se manteve em 4,1 de 5, reforçando a visão positiva sobre o setor.

Percepção e confiança nas operadoras

A imagem das operadoras de saúde também foi bem avaliada:

– 96% dos entrevistados consideram os planos essenciais;

– 95% afirmam que eles são indispensáveis para famílias com crianças e idosos;

– 94% dizem que o convênio traz segurança em caso de doença ou acidente;

– 92% acreditam que o atendimento é de melhor qualidade do que o público.

Além disso, 88% dos beneficiários afirmaram que recomendariam seu plano atual, o que representa um crescimento de 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

O estudo ouviu 3,2 mil pessoas com 18 anos ou mais — entre beneficiários e não beneficiários — em oito regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Manaus e Brasília. A margem de confiança é de 95%.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business