REFERÊNCIA EMERGENTE
SDE consolida economia de impacto, inovação e desenvolvimento sustentável
Por Marcelo Cabral - Em 30/12/2025 às 9:45 AM
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) conclui 2025 com um balanço expressivo de iniciativas que reforçam o posicionamento do Estado como referência emergente em economia de impacto, inovação e desenvolvimento econômico sustentável. Sob a coordenação da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sexec-PGI), as ações abrangeram desde a atração de investimentos estruturantes até o fortalecimento de cadeias produtivas locais, com foco em governança, impacto socioambiental e competitividade.

Tecnologia e inovação ajudam a promover a expansão da economia cearense Foto: Divulgação/SDE
Ao longo do ano, a SDE assumiu a presidência do Comitê Estadual de Negócios de Impacto (CENI), instância multissetorial composta por 17 instituições e responsável pela coordenação da Política Estadual de Negócios de Impacto. Entre os principais marcos, destaca-se a elaboração e entrega do Plano Estadual de Economia de Impacto – Ceará EdImpacto, que organiza a política pública em seis eixos estratégicos e 24 ações, com metas e cronograma definidos para o biênio 2025–2026. O documento estabelece diretrizes claras para o fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto no Estado.
A atuação do CENI também garantiu a inclusão da Economia de Impacto no Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e assegurou recursos específicos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2026), por meio do programa ‘Fortalecimento da Economia de Impacto no Ceará’, consolidando a agenda como uma política pública permanente.
Inovação e saúde como vetores
No campo da inovação, o Governo do Ceará, com a SDE à frente da coordenação, avançou de forma consistente na implantação do Distrito de Inovação e Saúde do Estado do Ceará, localizado no município de Eusébio. O equipamento tem a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como empresa âncora, com obras em andamento das unidades da Biomanguinhos e da Wolbito do Brasil.
A governança do Distrito foi fortalecida por meio de reuniões mensais e pela publicação de três portarias conjuntas que definem diretrizes de gestão, regularização fundiária e infraestrutura. Um dos marcos do período foi a subseção da área da fábrica da Wolbito, oficializada em dezembro, medida que amplia a segurança jurídica e cria um ambiente favorável à atração de novos investimentos.
Para viabilizar a operação e o planejamento estratégico do complexo, foi firmado um Contrato de Gestão no valor de R$ 3 milhões com a Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS), posicionando o Distrito como um polo estruturante para o fortalecimento da indústria da saúde e da inovação no Ceará.
Cadeias produtivas e competitividade regional
O fortalecimento do setor produtivo também esteve no centro da agenda da SDE. No segmento de caprinos e ovinos, foi firmado um Protocolo de Intenções com a Prime Company Group Ltda., voltado à cooperação técnica e estratégica para o desenvolvimento da cadeia produtiva. A iniciativa prevê a estruturação de um frigorífico com certificação SIF e padrão Halal, além da articulação para a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Tauá, com foco no mercado Halal.
Outro avanço relevante ocorreu este mês, com a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a SDE e o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). O acordo formaliza uma parceria voltada à transferência de tecnologias, prestação de serviços tecnológicos e metrológicos e ao desenvolvimento de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com impacto direto na produtividade, sustentabilidade e competitividade das cadeias produtivas e Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Ao avaliar os resultados do ano, o secretário Executivo de Gestão e Planejamento Interno da SDE, Rennys Frota, destacou o caráter estruturante das ações. “As iniciativas desenvolvidas em 2025 consolidam as bases de políticas estaduais estratégicas e reforçam o papel da Sexec-PGI na coordenação e governança de um desenvolvimento econômico que gera impacto socioambiental positivo. Em 2026, daremos continuidade a esse trabalho, alinhados às diretrizes do governador Elmano de Freitas e do secretário Domingos Filho”, concluiu.
Mais notícias
Segurança Pública






























