LOGÍSTICA E CONSULTORIA PESONALIZADA

Sebrae firma parceria estratégica para impulsionar internacionalização de MPEs

Por Marcelo Cabral - Em 28/06/2025 às 4:42 AM

Empresa opera rotas internacionais que facilitam a vida do empreendedor            Foto: Divulgação/DHL

Em um movimento que promete redesenhar o horizonte de oportunidades para o empreendedorismo nacional, o Sebrae e a DHL Express fecharam uma parceria inédita visando capacitar micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras interessadas em ampliar sua presença no mercado externo. Trata-se de um programa completo de preparação para o comércio internacional.

Representando 96% do total de empresas registradas no Brasil e responsáveis por cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB), as MPEs somam mais de 12 milhões de negócios ativos no País. Apesar dessa força econômica, sua participação nas exportações nacionais ainda é tímida: apenas 1% do volume total. O principal entrave? A falta de informação técnica, burocracia e custos operacionais sobre os processos de exportação.

Para reverter esse cenário, o programa propõe uma capacitação de ponta a ponta. O Sebrae oferece apoio essencial na fase preparatória da jornada internacional, com conteúdos que abordam desde a busca por fornecedores, estratégias de precificação, adaptação de embalagens, até a emissão de documentos fiscais – tudo acessível por meio de e-books, cursos e artigos técnicos. Complementando esse suporte, a DHL Express disponibiliza uma plataforma gratuita com vídeos interativos e oferece consultoria personalizada em toda a jornada logística, tanto para exportações quanto importações.

Facilidades logísticas e condições exclusivas

A iniciativa se soma a uma série de soluções oferecidas pela empresa com foco no fortalecimento das MPEs, como atendimento consultivo, apoio na documentação e acompanhamento em seus primeiros embarques internacionais. Além disso, as empresas participantes terão acesso a condições comerciais diferenciadas, com descontos progressivos a partir de 65% nas tarifas de frete internacional.

“Nossa experiência mostra que o maior obstáculo das MPEs para a exportação não é a falta de produto ou mercado, mas sim a percepção de complexidade do processo. Queremos desmistificar essa ideia e tornar o crescimento internacional algo tangível para esses empreendedores”, afirma Patrícia Starling, vice-presidente Comercial da DHL Express.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que a indústria de transformação lidera entre os segmentos exportadores no universo das microempresas e MEIs, representando 81% das exportações em 2024. “Trata-se de um setor estratégico para nós, o que reforça nossa convicção em contribuir com soluções direcionadas e acessíveis para todos os segmentos”, complementa Starling.

Importação descomplicada com tecnologia

Outro diferencial da DHL Express é a sua solução exclusiva de importação porta a porta, que dispensa o uso de despachante próprio. Com armazém alfandegado no Aeroporto de Viracopos, a empresa realiza a liberação aduaneira diretamente em seu centro logístico, o que garante mais agilidade e economia aos clientes.

A tecnologia também é uma aliada nesta jornada. A plataforma MyDHL+ centraliza todas as operações logísticas em um ambiente digital intuitivo, permitindo que os empresários agendem coletas, rastreiem remessas e realizem pagamentos com poucos cliques. Para conhecer a plataforma, basta acessar o link: https://aceleradhl.com/. Entre os temas dos conteúdos disponíveis estão: como se planejar para exportação, marketing e negociação internacional, e muito mais.

“O mercado internacional não é apenas para grandes corporações. Quando o empreendedor entende isso, surgem novas possibilidades. O Sebrae entra justamente nesse momento: para apoiar, orientar e abrir portas. Nosso papel é mostrar que, com o conhecimento certo, o mundo pode, sim, ser o próximo destino do pequeno negócio brasileiro”, conclui Roberta Aviz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business