DESTAQUE NA CARCINICULTURA
Sede do IFCE de Acaraú recebe seminário nacional de biossegurança e inovação
Por Marcelo Cabral - Em 09/09/2025 às 1:06 PM
Situado na emblemática Costa Negra, o município de Acaraú reafirma seu protagonismo no cenário da carcinicultura do Ceará e do Brasil. Com o propósito de atualizar produtores e promover práticas cada vez mais sustentáveis, o município recebe, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, o IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira. O encontro será realizado no Campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Carcinicultura promove a transformação econômica e social na região de Acaraú Foto: Divulgação
De acordo com estudos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dados da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), a produção local de camarão atinge a marca de 3.670 toneladas anuais, consolidando o município como o segundo maior produtor do Estado e entre os três principais polos de criação desse crustáceo no País.
Mais do que um motor econômico, a atividade tem se mostrado uma ferramenta de desenvolvimento sustentável. “A carcinicultura em Acaraú não apenas movimenta nossa economia, mas também configura-se como um vetor de transformação social, integrando produção sustentável, inovação tecnológica e desenvolvimento local”, ressalta o professor Rubens Galdino, diretor-Geral do IFCE – Campus Acaraú.
Seminário de Biossegurança
A programação do evento contempla palestras e painéis com especialistas da Emater, Adagri, Embrapa, UFPA e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Os técnicos abordarão temas como biossegurança, regulamentação, certificação, manejo e inovação tecnológica em toda a cadeia produtiva.
“A ideia é avançar de forma cada vez mais sustentável, incorporando inovação, conhecimento científico e práticas de biossegurança que assegurem a competitividade da carcinicultura local no mercado nacional e internacional”, acrescenta Rubens Galdino.
O seminário é uma iniciativa do Instituto Future em parceria com o Instituto Federal do Ceará – Campus Acaraú, contando com o patrocínio do Banco do Nordeste e do Ministério da Agricultura e Pecuária. Com esse movimento, Acaraú não apenas reafirma sua liderança na carcinicultura brasileira, como também se projeta como referência em inovação, qualidade e sustentabilidade no setor.
Mais notícias
BENEFÍCIOS FISCAIS




























