EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Senai Ceará conquista prata e bronze na WorldSkills Brasil, no Distrito Federal
Por Marcelo Cabral - Em 29/09/2025 às 3:07 PM

Representantes do Senai Ceará se destacaram durante a competição no DF Fotos: Richell Martins
Muita emoção marcou a Cerimônia de Premiação da WorldSkills Brasil 2025 (WSBrasil), realizada neste fim de semana, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. E o Senai Ceará trouxe para casa duas medalhas na maior competição de educação profissional do mundo. Um avanço significativo para o Estado, diante dos grandes desafios apresentados nas disputas regionais e nacionais, marcando uma trajetória ascendente na olimpíada.
O diretor Geral do Senai Nacional, Gustavo Leal, ressaltou que a educação profissional está no DNA da instituição. “Esta é a marca do Senai e a gente precisa valorizar isso. O grande desafio é fazer com que essas novas tecnologias e metodologias de cada ocupação cheguem a todas as nossas escolas, melhorando o nosso processo de ensino-aprendizagem”.
Da delegação do Senai Ceará, destacaram-se dois competidores. Eduardo Roberto, da unidade de Juazeiro do Norte, disputou na ocupação de ‘Soluções em Software para Negócios’ e conquistou a medalha de prata. Ele dividiu o pódio com Artur Fiorentino, medalhista de ouro do Senai São Paulo, e Paulo Henrique V. de Carvalho, medalhista de bronze do Senai Paraná.

Maria Clara e Eduardo Roberto conquistaram medalhas de bronze e prata
“É um sentimento muito gratificante. Esta é uma conquista coletiva de todos os que estão envolvidos no processo da WorldSkills. O Ceará já é conhecido como uma potência acadêmica, com as maiores aprovações no ITA e em outros concursos públicos. Eu vejo que a WorldSkills pode ajudar a transformar o Ceará numa potência profissional”, disse Eduardo Roberto.
Já na ocupação de ‘Arte digital 3D para jogos’, Maria Clara dos Santos Góis, do Senai Centro (Fortaleza), conquistou a medalha de bronze, dividindo o pódio com Giovanna Cândido da Silva, medalhista de ouro do Senai São Paulo, e Lucas Rodrigues da Silva, medalhista de prata do Senai Paraná. Seu sucesso na competição era esperado, tanto pela conquista anterior, como 2º lugar nacional no SAEP, em programação, quanto no nível de dedicação nos treinos para a WSBrasil 2025.
O diretor Regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, parabenizou a todos pelo desempenho. “Foi a primeira vez que participamos desta competição tão fortes: chegamos mais maduros e conseguimos duas medalhas. Agradeço ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que não mediu esforços no apoio financeiro e no incentivo; e à nossa gerente de Educação, Sônia Parente, que tem feito um trabalho importante e focado na qualidade do nosso ensino”.
Conquista coletiva no Distrito Federal
Para o delegado Técnico do Senai Ceará, Marcos Paulo Amaral, a premiação trouxe muitos sentimentos positivos. “Revivi a nossa primeira medalha, mas de uma maneira mais especial. Hoje, eu estava ao lado dos meus ex-competidores, trabalhando comigo como delegados, como chefe de equipe e que nos ajudaram a orquestrar todo esse trabalho. São quase dois anos de treinamento e valeram a pena cada hora, cada minuto e cada esforço dedicado. A gente sai com a sensação de dever cumprido”, disse.

João Carvalho, aluno do IFCE Sobral, conquistou medalha de bronze na ocupação ‘Tecnologia da Água’ Foto: Wallace Martins
Além de Eduardo Roberto e Maria Clara, mais um cearense foi medalhista durante a disputa da WSBrasil 2025. O jovem João Carvalho, competidor do IFCE Sobral na ocupação ‘Tecnologia da Água’, foi medalhista de bronze. Sua preparação contou com total apoio do Senai Centro, em Fortaleza.
Mais notícias
Conexão Criativa



























