TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Senai Ceará lidera missão à Alemanha e Holanda visando se consolidar em H²V
Por Marcelo Cabral - Em 07/07/2025 às 6:03 PM

Equipe do Senai Ceará na Alemanha, visitou a sede da TÜV Rheinland Akademie Fotos: Divulgação
Com o propósito de fortalecer alianças internacionais e posicionar o Ceará na vanguarda da transição energética global, o Senai Ceará inicia, nesta segunda-feira (7), uma missão técnica à Alemanha e à Holanda. A iniciativa visa à capacitação profissional em tecnologias sustentáveis, com foco na segurança operacional portuária envolvendo o Hidrogênio Verde (H²V) e seus derivados.
A missão integra a participação do Senai no Programa Internacional de Incentivo ao Hidrogênio (H2Uppp), iniciativa do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha (BMWK), por meio da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), em parceria com a TÜV Rheinland – referência mundial em certificações técnicas e segurança no trabalho.
A comitiva é liderada por Paulo André Holanda, diretor Regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará. Também participam da missão internacional à Europa os especialistas Isabela Maciel (Transição Energética), Felipe Frutuoso (Mecânica Automotiva), Cláudio Furtado (Hidrogênio Verde) e Helessandro Rocha (Segurança Operacional).
“Sob a liderança do presidente Ricardo Cavalcante, a FIEC reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a transição energética. A missão fortalece a atuação do Ceará no ecossistema do Hidrogênio Verde, conectando nosso corpo técnico às práticas mais avançadas do mundo”, destaca Paulo Holanda.
Conexão com centros de excelência na Europa
A programação teve início na cidade de Colônia, com uma imersão nos laboratórios da TÜV Rheinland Akademie, onde a comitiva participou de apresentações institucionais e atividades técnicas voltadas à segurança no manuseio de Hidrogênio. O grupo foi recebido por Nicolas Notis, vice-presidente da TÜV, e por Kurt Pichler, gerente Internacional de Desenvolvimento de Negócios da instituição.
Em seguida, Carlos Divino e Philip Miltrup, assessores técnicos do H2Uppp pela GIZ, abordaram os pilares da parceria Brasil-Alemanha e a proposta de cooperação público-privada voltada à qualificação profissional e segurança portuária.
“Com a rápida ascensão do mercado de Hidrogênio Verde e derivados como amônia e metanol, é essencial preparar os portos brasileiros não apenas em infraestrutura, mas na capacitação de suas equipes operacionais. A parceria com o Senai é estratégica, começando pelo Porto do Pecém, com potencial de replicação em todo o País”, destaca Carlos Divino, da GIZ Brasil.
Corredor Verde Pecém-Roterdã em pauta

Comitiva conheceu as instalações do Duisburg Gateway Terminal, grande hub logístico da Europa
A delegação seguiu para Duisburg, onde conheceu o Duisburg Gateway Terminal, um dos principais hubs logísticos da Europa e parte integrante do Corredor Verde Pecém-Roterdã. A visita técnica foi acompanhada por Johannes Eng, gerente de Desenvolvimento e Estratégia do Porto de Duisburg, que apresentou os detalhes operacionais da infraestrutura portuária local.
Reconhecido como o maior porto fluvial do mundo, Duisburg movimenta mais de 4 milhões de contêineres por ano e, desde 2024, passou a integrar formalmente o acordo comercial que conecta os portos do Pecém e de Roterdã – reforçando a ambição do Ceará em se consolidar como referência logística e energética na transição para uma economia de baixo carbono.
Mais notícias
ABECS



























