NOVO MODELO FISCAL

Seplag realiza seminário ‘Governança Interfederativa e Reforma Tributária’

Por Marcelo Cabral - Em 01/09/2025 às 2:51 PM

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE) realizam, nesta quinta-feira (4), das nove às 13 horas, o seminário ‘Governança Interfederativa e Reforma Tributária’, no auditório da Seplag, em Fortaleza. Voltado a gestores, servidores públicos, além de profissionais e estudantes das áreas tributária e contábil, o evento reunirá especialistas de renome nacional para debater os impactos e perspectivas do novo modelo fiscal brasileiro.

Alexandre Cialdini apresenta o ‘Ceará Um Só’     Foto: Douglas Filho/Portal IN

A abertura ficará a cargo do titular da Seplag, Alexandre Cialdini, que apresentará o programa ‘Ceará Um Só’, iniciativa que busca alinhar estados e municípios diante das transformações ocorridas na área da tributação. O gestor reforça a necessidade de preparação das administrações municipais, que deverão investir em capacitação de equipes e atualizar suas legislações para atender às exigências da reforma tributária.

“Estamos prestes a ingressar em uma transição que mudará toda a lógica de arrecadação e repartição de tributos, trazendo impactos significativos para os municípios. Para superar os desafios, é imprescindível adotar planejamento, modernização da gestão e cooperação entre entes federados – a essência da governança interfederativa”, afirma Cialdini.

Especialistas em destaque

Reconhecida autoridade em finanças públicas, Célia Carvalho, presidente do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), apresentará os principais reflexos da reforma tributária nas contas de estados e municípios. Em sua avaliação, a adaptação ao novo cenário fiscal dependerá de uma atuação conjunta, com destaque para a preparação das áreas de Tesouraria e Contabilidade no contexto do futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Na sequência, a economista Vivian Almeida trará os resultados do projeto ‘Diretrizes estratégicas para uma governança indutora da transformação digital pública e privada do Estado do Ceará’. Conduzido por consultoria especializada, o estudo analisou o processo de transformação digital do Estado, identificando riscos e oportunidades. “Os recentes acontecimentos globais mostraram que pensar em digitalização significa também compreender como mudanças estruturais podem impactar a economia, a geração de empregos e a competitividade do Ceará”, ressalta.

Perspectivas para a gestão pública

O diretor da EGPCE, Saulo Braga, destacou a importância do seminário para consolidar reflexões sobre o futuro da administração pública no Estado. “Este encontro nos permite reforçar o papel estratégico da Escola de Gestão Pública como espaço de formação e disseminação de boas práticas em políticas públicas. É também um convite a novas perspectivas, para que a governança interfederativa se torne realidade no cotidiano dos municípios cearenses”, complementa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial da EGPCE: https://escola.egp.ce.gov.br/catalogo/1174.

Serviço

Seminário ‘Governança Interfederativa e Reforma Tributária’
Data: 4/9/2025
Horário: 09 às 13 hs
Local: Auditório da Seplag – 3º andar (Avenida Ministro José Américo, s/nº, Cambeba)
Público-alvo: gestores e servidores públicos, além de profissionais e estudantes que atuam nas áreas tributária e contábil
.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business