RESULTADOS CONSISTENTES

Setor aéreo registra expansão histórica e ganha linha de crédito inédita de R$ 4 bi

Por Marcelo Cabral - Em 04/11/2025 às 6:53 PM

O turismo nacional celebra um momento histórico. O titular do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Sílvio Costa Filho, destacou nesta terça-feira (4), durante o programa ‘Bom Dia, Ministro’, os resultados expressivos da aviação civil no Brasil, que já acumula 54 meses consecutivos de crescimento. Apenas no terceiro trimestre deste ano, o setor registrou alta de 8,5%, alcançando o maior volume da série histórica.

Costa Filho celebrou os excelentes resultados que vêm sendo alcançado pela aviação civil nacional                             Foto: Diego Campos/Secom PR

Entre julho e setembro, foram 33,6 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais – um aumento de 2,6 milhões em relação ao mesmo período de 2024. “Melhor ano da história do turismo brasileiro e o melhor momento no volume de passageiros da história do País. Em três anos do governo do presidente Lula, já são 30 milhões de passageiros a mais incluídos na aviação nacional. Isso é um crescimento, em média, de mais de 10%”, afirmou o ministro.

Costa Filho atribui o desempenho recorde ao avanço nas obras de modernização da infraestrutura aeroportuária nacional e ao aumento da conectividade aérea em todas as regiões do Brasil. “Foram mais de 100 milhões de passageiros – até agora em 2025. Nossa expectativa é que possamos chegar a 130 milhões este ano”, acrescentou.

Dados recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reforçam o cenário positivo. Somente em setembro, 10,8 milhões de passageiros voaram pelo País e para o exterior, volume 8,4% superior ao registrado em igual mês de 2024, tornando-se o maior número para o mês desde 2000. Entre janeiro e setembro, os voos comerciais transportaram 95,5 milhões de passageiros, uma expansão de 9,5% na comparação anual.

Linha de crédito para as aéreas

Durante a entrevista, o ministro anunciou ainda uma medida histórica para acelerar os investimentos e fortalecer a aviação civil brasileira: a criação da primeira linha de crédito do País destinada exclusivamente às companhias aéreas. “Agora em dezembro teremos a primeira linha de crédito do Brasil para o setor. Serão R$ 4 bilhões ofertados para que as companhias aéreas possam fazer investimentos como compra de novas aeronaves e requalificar aviões existentes”, ressaltou Costa Filho.

Com esses resultados e novas políticas públicas estruturantes, o Governo Federal busca consolidar o Brasil como um dos mercados aeronáuticos mais dinâmicos e acessíveis do mundo. Além disso, reafirma o papel estratégico da aviação no desenvolvimento econômico e turístico nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business