NOTA CONJUNTA

Setor financeiro sai em defesa do BC após inspeção do TCU sobre caso Master

Por Redação - Em 05/01/2026 às 3:49 PM

Edifício Sede Do Banco Central Em Brasília

Em nota conjunta, 11 entidades que representam bancos, fintechs e cooperativas de crédito reforçaram confiança na atuação da autoridade monetária

O setor financeiro voltou a manifestar apoio ao Banco Central (BC) após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a abertura de uma inspeção para analisar a liquidação do Banco Master. Em nota conjunta, 11 entidades que representam bancos, fintechs e cooperativas de crédito reforçaram confiança na atuação da autoridade monetária.

No comunicado, as associações destacam que as decisões do BC são pautadas por critérios técnicos e prudenciais, ressaltando a importância de manter a independência institucional do órgão para assegurar a estabilidade e a integridade do sistema financeiro nacional.

Segundo o texto, a supervisão exercida pelo Banco Central é considerada rigorosa, autônoma e focada na solvência das instituições, fatores apontados como essenciais para a resiliência do mercado.

Entre as signatárias estão a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin) e a Zetta, entidade que reúne grandes fintechs do país. Ao todo, a Fin congrega 757 instituições financeiras, 689 cooperativas de crédito e 15 associações setoriais.

O posicionamento ocorre em meio a questionamentos judiciais sobre o processo de liquidação do Banco Master. Ainda no fim do ano passado, representantes do setor já haviam defendido a atuação do BC após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aprofundar análises sobre o caso.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business