EXPECTATIVA

Setor turístico cearense iniciará retomada das suas atividades no final de agosto

Por Marcelo - Em 16/06/2020 às 1:11 PM

O setor turístico cearense está se preparando para retornar apenas após a Fase 4 do Plano de Retomada da Atividade Econômica elaborado pelo Governo do Ceará, programada para a acontecer na segunda quinzena de agosto. E a expectativa é que em setembro a maioria dos estabelecimentos já esteja em funcionamento, seguindo algumas medidas preventivas.

Arialdo Pinho diz que retomada turística deve ser longa                           Foto: Portal IN News

A hotelaria deve publicar o seu protocolo no próximo dia 30, mas tudo vai depender do avanço das fases do plano retomada. O Ministério do Turismo já anunciou uma campanha para desenvolver o turismo doméstico, para fomentar o setor e fortalecer a economia nacional, intitulada: “O legal, é gastar em real”.

Apesar disso, o titular da Setur, Arialdo Pinho, acredita que deverão ocorrer ações mais concentradas pelos governos estaduais e a própria iniciativa privada, pois como o Brasil é um país continental, os recursos acabam sendo pulverizados na hora da distribuição.

A própria CVC já anunciou que deverá reiniciar suas operações no mês de setembro. E o Ceará está inserido neste processo de retomada, uma vez que a maior operadora de turismo já havia comercializado cerca de 95 mil bilhetes aéreo, cujos clientes começarão a solicitar assentos no segundo semestre. Mas terão um ano para fazer isso.

Setembro é uma época em que muitos turistas vêm em busca dos ventos no Ceará

“Tudo ainda precisa ser muito bem discutido, planejado, pois na regiões Sul e Sudeste ainda estão com crescimento da disseminação da pandemia e as pessoas que viajam pra cá, em sua maioria, vêm de lá. Principalmente paulistas, que representam 45% do total de turistas brasileiros que vêm para o Ceará”, disse Arialdo.

E lembrou que o Centro de Eventos do Ceará está aguardando a definição dos protocolos, para definir como será possível retomar suas atividades. Tudo vai depender de diversas questões com relação ao distanciamento entre as pessoas e estandes.

“Trata-se de uma questão que deve ser analisada no longo prazo, pois neste primeiro momento ainda deverá haver algum receio das pessoas em entrarem num avião para viajar. Nosso setor foi fortemente impactado pela pandemia do coronavírus, mas em setembro já teremos as companhias aéreas internacionais voando e, com muito trabalho e responsabilidade deveremos reconduzir o Ceará ao lugar de destaque no panorama turístico nacional e internacional”, ressaltou Arialdo Pinho.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business