PROJETO DE EXPANSÃO
Silton Oxigênio planeja nova indústria no Cariri e aposta no uso de energia limpa
Por Marcelo Cabral - Em 29/07/2025 às 4:11 PM

Raimundo Silton explica o funcionamento da empresa a Domingos Filho Foto: Ascom/SDE
A Silton Oxigênio, que possui 34 anos de atuação no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, deu um passo estratégico rumo à expansão de suas operações no Estado. Representantes da companhia estiveram reunidos com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, para apresentar o projeto de instalação de uma indústria de oxigênio medicinal e de máquinas para sua produção em Barbalha, na Região do Cariri cearense.
Com início das atividades previsto para 2026, o empreendimento deverá gerar cerca de 60 empregos diretos na unidade, e aproximadamente 140 postos de trabalho na área de distribuição, envolvendo oficinas, manutenção de máquinas e suporte à indústria. A proposta também inclui a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica na região, destinado à geração de energia limpa para abastecer as operações. “Nossa matéria-prima é o oxigênio presente na atmosfera e para tirá-lo do ar, utilizamos energia elétrica. Lá é tudo favorável, com uma luminosidade bem alta e um índice pluviométrico baixo, o que ajuda”, destaca o empresário Raimundo Silton.
Além do foco na produção de oxigênio medicinal, a Silton vem investindo em tecnologias voltadas ao setor agrícola. A companhia já atua com soluções de indução eletromagnética para microirrigação e produção de ozônio (O³) a partir do oxigênio. “A gente faz um upgrade nessa molécula do oxigênio, transformando em O³, ozônio, e esse O³ pode ser muito bem utilizado para eliminar fungos e diversas pragas da agricultura”, explica.
A escolha de Barbalha é estratégica para otimizar a logística e reduzir custos para os consumidores de oxigênio, um insumo vital para a saúde. “Queremos montar nessa região um centro que fique aqui distante e ganharmos com isso toda a logística, que hoje é o maior custo que os consumidores têm, é o custo com a logística do oxigênio”, ressalta Raimundo Silton.
O secretário Domingos Filho elogiou a iniciativa e destacou seu potencial de impacto econômico regional. “O projeto visa estimular o crescimento da economia de todo o Cariri e do nosso estado, visto que irá gerar oportunidades para o segmento, além de empregos e renda. Estamos à disposição da empresa e levaremos sua proposta para apreciação do governador Elmano de Freitas”, afirma o titular da SDE.
Mais notícias
Conexão Criativa



























