
Menos imposto
Silvio Costa Filho busca acordo com Haddad para proteger aviação do aumento no IOF
Por Aflaudisio Dantas - Em 19/06/2025 às 3:14 PM

Silvio Costa Filho Ministro
Preocupado com os impactos que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode causar nas companhias aéreas brasileiras, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, agendou um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a próxima semana. O objetivo é discutir alternativas que evitem a aplicação da nova tributação ao setor.
Além do IOF, a reunião também deve abordar os efeitos da reforma tributária sobre a aviação. Costa Filho busca construir um entendimento com a equipe econômica para desenvolver um modelo que incentive o crescimento da aviação no país e amplie o acesso da população ao transporte aéreo, ao mesmo tempo em que respeite a responsabilidade fiscal.
O receio das empresas é que a elevação do IOF, somada às mudanças previstas na reforma tributária, inviabilize o plano de expansão da aviação regional, um dos projetos do governo para melhorar a conectividade aérea no Brasil. A preocupação já havia sido antecipada por lideranças do setor.
A preocupação do ministro é reforçada pelo fato de que, recentemente, o governo abriu linhas de crédito com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), com o objetivo de apoiar as empresas do setor. Costa Filho lembra que foi justamente sua pasta que articulou o acesso das aéreas a R$ 4 bilhões em crédito emergencial.
Mais notícias


CHAMADA NORDESTE
