SIMPLIFICAR PROCESSOS

Sistema Fecomércio debate linhas de crédito com a superintendente do BNB

Por Marcelo - Em 04/04/2024 às 11:15 AM

O Sistema Fecomércio, por meio de sua Câmara do Mercado Financeiro, recebeu nesta quarta-feira (3), a superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB), Eliane Brasil. Ela participou do Encontro Econômico para discutir as linhas de crédito oferecidas pelo banco. Estiveram presentes os presidentes das Câmaras e Conselhos Empresariais do Sistema Fecomércio Ceará (CACE), Everton Fernandes, e da Câmara do Mercado Financeiro, Geldo Machado, além de gestores do BNB e de outras instituições financeiras. Também houve participação virtual de diretores e membros do Sistema Fecomércio do interior cearense.

Eliane Brasil que ampliar o relacionamento entre BNB e Fecomércio-CE

Visando esclarecer dúvidas e simplificar os processos de obtenção de crédito, a superintendente estadual do BNB apresentou dados sobre a atuação do banco e seu potencial para impulsionar o desenvolvimento regional. Destaque especial para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que oferece taxas competitivas, e linhas como Crediamigo e Agroamigo. Segundo a executiva, o BNB detém 53,4% de participação em crédito a longo prazo, 58,4% em crédito a longo prazo industrial e comercial, e 48,5% em crédito a longo prazo rural e agroindustrial.

Além disso, foi discutida a possibilidade de cooperação entre o BNB e o Sistema Fecomércio, tanto na Capital quanto no Interior, em parceria com as câmaras empresariais. “Eventos como este são de extrema importância para a atividade econômica, pois desmistificam e indicam os caminhos a seguir. Muitos empresários, como eu, percebem como muito difícil e burocrático o acesso a linhas de crédito de bancos públicos, apesar de oferecerem taxas mais acessíveis“, ressalta o presidente da CACE, Éverton Fernandes. Para ele, essas informações são essenciais para a tomada de decisões diárias e para dissipar preconceitos sobre a acessibilidade ao crédito.

A superintendente do banco enfatizou as condições diferenciadas oferecidas pelo BNB e ressaltou seu papel em traduzir a linguagem da instituição para os empresários e vice-versa. “Muitas vezes, as linguagens não se encontram, e quando conseguimos fluir essa comunicação, as coisas se tornam mais simples para todos. Meu papel é exatamente esse, e estou completamente dedicada a isso. Tenho grande apreço pelo Banco do Nordeste, pois acredito que ele transforma vidas. É meu ikigai (razão de viver)”, afirma Eliane Brasil.

O presidente da Câmara do Mercado Financeiro salientou que as informações fornecidas pela executiva do Banco do Nordeste foram excelentes e que, frequentemente, essas linhas de crédito não são bem compreendidas pelos empresários. “O evento foi espetacular, muito proveitoso. Necessitávamos disso para esclarecer dúvidas e entender como o BNB pode auxiliar o comércio varejista e o desenvolvimento de nossas empresas“, conclui Geldo Machado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business