IDENTIDADE ARQUITETÔNICA
Sócios da Colmeia recebem comitiva de Pernambuco para debater superedifícios
Por Marcelo Cabral - Em 26/02/2025 às 1:29 PM
A transformação da paisagem urbana de Fortaleza com os superedifícios que estão sendo construídos na região da Avenida Beira-Mar, tem atraído olhares atentos do setor imobiliário de outros estados do Nordeste. Recentemente, os sócios da Construtora Colmeia, Ronaldo Barbosa e Otacílio Valente, receberam uma comitiva de incorporadores pernambucanos interessados nas imponentes torres que estão moldando a nova identidade arquitetônica da capital cearense, após a aprovação da outorga onerosa pela Prefeitura de Fortaleza.

Ronaldo Barbosa e Otacílio Valente receberam uma comitiva de empresários pernambucanos da construção civil
Com empreendimentos que alcançam 40, 50 andares ou mais, ultrapassando os 120 metros de altura, Fortaleza se destaca no cenário nacional pela vanguarda e sofisticação de seus projetos. “Recebemos um grupo numeroso de empresários da construção civil vindo de Pernambuco, para saber como a nossa cidade conseguiu dar este salto na questão dos edifícios de altíssimo padrão, com arrojo arquitetônico e padrão de qualidade elevado. Afinal, estamos construindo edifícios muito altos, redefinindo o skyline da nossa Capital”, afirma Otacílio Valente.
No final de janeiro, a Colmeia entregou o primeiro superedifício da capital cearense, o One Residencial, que se destaca com seus 51 pavimentos, 46 apartamentos de altíssimo padrão, cada um com 603 m², e impressionantes 160 metros de altura. Com um valor geral de vendas (VGV) de R$ 512 milhões, o One teve todas as suas unidades comercializadas, comprovando o sucesso do empreendimento, cujo projeto arquitetônico foi assinado por Daniel Arruda, com ambientação da áreas comuns de Racine Mourão e paisagismo de Benedito Abbud.

One Residencial tem ao seu lado as obras do Sky, também da Construtora Colmeia
Bem ao lado do One, a construtora cearense está erguendo o Sky, que já ultrapassou a sua 30ª laje e tem previsão de entrega em dois anos e meio. Ele terá a mesma altura, fachada semelhante, utiliza os mesmos materiais e tecnologia construtiva do One. Além disso, tem o mesmo time de profissionais para fazer de seus dois apartamentos por andar, com 230 m² cada, mais um sucesso imobiliário de alto padrão. E a Colmeia se prepara para iniciar as obras do Altana Meireles até o final deste primeiro semestre, um novo arranha-céu com cerca de 130 metros de altura.
A crescente verticalização da orla de Fortaleza, no entanto, gerou debates entre moradores sobre seus impactos ambientais, especialmente na circulação dos ventos. O executivo rebate as críticas e argumenta que os projetos foram pensados para evitar esse problema. “O vento na região da Avenida Beira-Mar vem da terra para o mar, o que refuta essa preocupação. A arquitetura desses novos empreendimentos foi projetada para respeitar o fluxo natural do ar”, explica.
Com um mercado imobiliário em franca expansão e cada vez mais voltado para a sofisticação e inovação, Fortaleza se consolida como um polo de referência na construção de edifícios de alto padrão no Brasil. O interesse demonstrado pelos incorporadores pernambucanos reforça o pioneirismo da capital cearense, abrindo espaço para futuras colaborações e trocas de experiências no setor da construção civil.
Mais notícias
ALTA PERFORMANCE




























