COMÉRCIO INTERNACIONAL
Suco, aviões e petróleo estão fora de tarifa de 50% dos EUA ao Brasil
Por Redação - Em 30/07/2025 às 5:08 PM

Produtos como carne, café e frutas — também relevantes na pauta exportadora do Brasil para os EUA — não foram incluídos nas exceções FOTO: Pixabay
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma ordem executiva que eleva para 50% as tarifas sobre importações brasileiras. A medida representa um aumento de 40 pontos percentuais em relação à tarifa anterior, fixada em 10% desde abril.
Apesar da elevação, a decisão inclui uma lista de 695 categorias de produtos brasileiros isentos da nova alíquota, entre eles suco de laranja, aviões, petróleo, celulose, carvão, aço, castanhas e componentes aeronáuticos. A lista contempla itens considerados estratégicos tanto para a indústria americana quanto para as exportações brasileiras.
Entretanto, produtos como carne, café e frutas — também relevantes na pauta exportadora do Brasil para os EUA — não foram incluídos nas exceções e podem ser afetados pelo novo tarifário.
Desde junho, o aço já vinha sendo tributado com uma tarifa global de 50%, o que atinge diretamente o Brasil, segundo maior exportador de ferro e aço para os EUA, atrás apenas do Canadá.
A medida acende novo alerta para o comércio exterior brasileiro e intensifica a tensão comercial com os Estados Unidos.
Mais notícias
ABECS



























