INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA
Sudene libera R$ 600 milhões visando acelerar obra da Ferrovia Transnordestina
Por Marcelo Cabral - Em 10/07/2025 às 8:18 PM

Obra da Transnordestina será acelerada com recurso liberado pela Sudene Foto: Divulgação
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou a liberação de R$ 600 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a obra da Ferrovia Transnordestina, consolidando mais um passo decisivo na construção de um dos maiores empreendimentos logísticos em curso no Brasil. A medida foi aprovada por unanimidade durante reunião da diretoria colegiada realizada nesta quinta-feira (10), marcando o segundo desembolso do fundo em 2025.
Operado com exclusividade pela Sudene, o FDNE é hoje o principal instrumento financeiro voltado à execução da Transnordestina. Com o novo aporte, o total investido pelo fundo chega a R$ 4,8 bilhões, posicionando-se como o grande esteio de um projeto que promete redefinir a infraestrutura de transporte no Nordeste e ampliar a competitividade regional. O senador Cid Gomes (PDT-CE), assumiu protagonismo no Congresso Nacional em favor da liberação desses R$ 600 milhões para a continuidade da obra no trecho cearense
Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o impacto da ferrovia vai além da logística. “Além da melhoria logística, a obra traz aspectos de desenvolvimento socioeconômico e de desenvolvimento regional que ajudam a reduzir desigualdades históricas. O número de empregos já gerados e a redução de emissão de combustíveis fósseis gerados pelos transportes rodoviários são fatores que dimensionam o tamanho da importância dessa obra”, destaca.
Obra estruturante para o Nordeste
A Transnordestina é considerada um eixo logístico estratégico dentro do projeto de integração nacional. Com 1.206 quilômetros de extensão, a ferrovia conecta o município de Eliseu Martins ao Porto do Pecém, passando por 53 municípios nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. A infraestrutura deve desempenhar papel crucial no escoamento da produção agrícola, mineral e industrial da região, reduzindo custos logísticos, emissões de carbono e ampliando a atração de investimentos.
Atualmente, mais de 670 quilômetros já foram concluídos, enquanto 281 quilômetros estão em fase de construção. Em território cearense, a Marquise Infraestrutura está acelerando as obras do Lote 8 da Transnordestina, ligando Quixadá a Baturité. E o governador Elmano de Freitas lançou, no último dia 7, a pedra fundamental das obras do Porto Seco José Dias de Macêdo, em Quixeramobim. Na primeira fase, prevista para ser concluída até agosto de 2026, serão investidos cerca de R$ 350 milhões e gerados 1.300 empregos diretos. A segunda fase inicia em 2027.
Trecho Salgueiro-Suape em articulação
Paralelamente ao avanço das obras principais, a Sudene atua para destravar a execução do trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco. A autarquia lidera uma frente de articulação institucional junto aos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e dos Transportes, buscando viabilizar soluções técnicas e políticas que permitam a continuidade da malha ferroviária até o litoral pernambucano. A expectativa é de que o primeiro edital para a retomada da obra seja publicado no próximo mês.
Além de articulações institucionais, a superintendência tem promovido diálogos com representantes de setores produtivos e da sociedade civil para mapear demandas e impactos da ferrovia no ecossistema socioeconômico de Pernambuco. A mobilização em torno da ferrovia reforça a visão da Sudene de que o desenvolvimento regional passa por infraestrutura moderna e integrada, capaz de conectar potenciais produtivos locais aos grandes centros consumidores e portos de exportação.

Diretoria Colegiada da Sudene em reunião nesta quinta Foto: Elvis Aleluia/Ascom Sudene
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