IMPACTO

Surto de gripe aviária ameaça US$ 4 bilhões em exportações de frango do Brasil

Por Redação - Em 22/05/2025 às 12:52 PM

Frango, Carne De Frango Foto Freepik

A rápida resposta das autoridades brasileiras e o histórico do país em sanidade animal foram destacados pela ABPA FOTO: Freepik

A confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial de Montenegro (RS) levou 20 países e blocos econômicos a suspenderem as importações de carne de frango do Brasil. As restrições afetam mercados responsáveis por mais de US$ 4 bilhões anuais — cerca de 40% das exportações do setor, segundo dados do governo.

Entre os principais compradores que impuseram barreiras estão China e União Europeia. Alguns países, como Japão e Emirados Árabes Unidos, limitaram as suspensões ao município afetado. O Ministério da Agricultura tenta ampliar essa abordagem, chamada de regionalização, para reduzir o impacto comercial.

Embora os preços internos da carne de frango tenham se mantido relativamente estáveis, analistas preveem desafios logísticos, possíveis sobras de produtos menos consumidos no mercado nacional e custos extras com armazenagem. O efeito na oferta doméstica pode começar a ser sentido dentro de 40 a 45 dias.

A rápida resposta das autoridades brasileiras e o histórico do país em sanidade animal foram destacados pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), que aposta na recuperação da confiança dos parceiros comerciais.

Se nenhum novo foco for registrado em granjas comerciais até o fim de junho, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença e buscar a reabertura dos mercados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business