MICROTENDÊNCIAS

Sustentabilidade, uso de tecnologia e roteiros flexíveis devem nortear as escolhas para as viagens em 2024

Por Redação - Em 05/05/2024 às 1:04 AM

Turismo, Turistas, Redes Sociais, Escolha Dos Destinos Turísticos Foto Freepik

É preciso ter atenção ao usar as redes sociais para escolher os destinos FOTO: Freepik

Viagens mais sustentáveis; roteiros flexíveis; turismo musical e esportivo; atrativos que usam a inteligência artificial; busca por economia; e consulta às redes sociais estão entre as 15 microtendências do turismo para 2024 apontadas em recente publicação do Ministério do Turismo (MTur). O objetivo da revista “Tendências do Turismo” é orientar o trade turístico para aproveitar as oportunidades de crescimento.

“Dados, informações e relatórios sobre o comportamento e desejo do turista são importantes norteadores na construção de políticas públicas e também para as ofertas turísticas, melhorando a experiência de turismo no nosso país, o que é bom para todos”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A especialista em tecnologia na área de turismo, Jucelha Carvalho, explica que o uso de inteligência artificial, considerada uma microtendência para este ano, impacta no tipo de turismo que é ofertado e auxilia as empresas e o poder público. “O Sistema Especialista Turístico (SET), por exemplo, fornece dicas valiosas e utiliza inteligência artificial preditiva para antecipar tendências e comportamentos turísticos. Isso permite ajustes proativos na gestão de destinos, melhorando significativamente a experiência do visitante”, afirma a especialista.

Outra questão levantada pela revista do MTur é a utilização das redes sociais para escolher o próximo destino. Jucelha Carvalho lembra que é preciso ter cuidado para não cair em ciladas. “As redes podem apresentar representações idealizadas e distorcer a realidade. Aconselho verificar a autenticidade das informações em fontes confiáveis e sempre buscar avaliações de outros viajantes para obter uma visão mais equilibrada do destino. Também é importante considerar o impacto do turismo no ambiente e na comunidade local”, alerta a especialista.

Sustentabilidade

Alojamentos ecologicamente conscientes e passeios na natureza estão no topo das buscas dos visitantes no Brasil. Adotar práticas sustentáveis é uma microtendência que enriquece a viagem, permitindo uma conexão mais autêntica e respeitosa com a natureza e as culturas locais. “Essas experiências tendem a ser mais gratificantes e memoráveis, especialmente para aqueles que buscam um significado mais profundo em suas viagens”, enfatiza Jucelha Carvalho.

Do outro lado da moeda, os eventos esportivos e shows têm a capacidade de movimentar a atividade turística nas cidades que não contam com o setor como principal gerador de renda. Estes eventos geram um fluxo imediato de turistas que necessitam de acomodação, alimentação, entretenimento. Também atraem a atenção da mídia, o que pode promover a cidade como um destino turístico atraente e dinâmico, aumentando o interesse e o número de visitantes a longo prazo. “Estes tipos de turismo atraem visitantes que talvez nunca considerassem a cidade como um destino, proporcionando uma nova fonte de receita e impulsionando a economia local”, afirma a especialista.

Economia

As viagens em família ou para celebrar uma data especial também estão no gosto dos brasileiros para 2024. Por isso, a procura por preços mais atrativos deve impactar na hora de escolher a viagem. A dica é apostar em planejamento. “Uma das melhores estratégias é escolher viajar durante a baixa temporada, quando os preços tanto de acomodações quanto de atividades são geralmente mais baixos. Além disso, destinos menos conhecidos ou emergentes muitas vezes oferecem experiências ricas e autênticas a um custo significativamente menor do que os locais turísticos mais populares”, sugere Jucelha. Outra dica valiosa da especialista é buscar pacotes de viagem que podem incluir descontos para famílias ou grupos, assim como verificar opções de passeios gratuitos ou com custo reduzido.

Millennials

A revista Tendências do Turismo também revela que o público que mais deve viajar nestes próximos meses é mais jovem e com dinheiro no bolso, os chamados millennials. As viagens flexíveis, ou seja, sem roteiro, também fazem parte das microtendências.

De acordo com a publicação, pessoas com idade entre 30 e 44 anos e com um bom poder aquisitivo devem ser a maioria dos turistas em destinos mais luxuosos do país. Isso porque este público está cada vez mais exigente e buscando experiências cada vez mais requintadas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business