ALERTA CNI
Tarifa dos EUA deve causar perda de 110 mil empregos e impactar PIB
Por Redação - Em 15/07/2025 às 8:55 AM

Os representantes do setor industrial solicitaram ao governo brasileiro que negocie com os EUA o adiamento de 90 dias da implementação da tarifa FOTO: Agência Brasil
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, válida a partir de 1º de agosto, pode resultar na perda de pelo menos 110 mil empregos no Brasil. O impacto negativo no Produto Interno Bruto (PIB) também é previsto pela entidade.
O anúncio foi feito em reunião emergencial com líderes das federações industriais do país, que contou com a participação da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Lacerda Prazeres.
Os representantes do setor industrial solicitaram ao governo brasileiro que negocie com os EUA o adiamento de 90 dias da implementação da tarifa. Segundo a CNI, esse período é fundamental para avaliar os efeitos e buscar soluções diplomáticas.
Além disso, os industriais pedem que as negociações sejam conduzidas com cautela e diálogo, preservando os canais institucionais entre Brasil e Estados Unidos para manter uma relação comercial estável e previsível.
A secretária Tatiana Prazeres assegurou que as demandas do setor serão encaminhadas ao governo federal para análise.
Mais notícias
Conexão Criativa



























