TARIFAS
Tebet diz que Brasil minerais críticos e terras raras para negociar com os EUA
Por Redação - Em 13/08/2025 às 7:00 AM

Tebet confirmou que as negociações entre os países estão em andamento, mas ressaltou que ainda não há clareza total sobre as demandas americanas FOTO: Agência Brasil
A ministra do Planejamento e do Orçamento, Simone Tebet, afirmou, nessa terça-feira (12), que o Brasil possui recursos estratégicos, como minerais críticos e terras raras, que podem ser negociados com os Estados Unidos, cujo interesse na mineração brasileira já foi manifestado.
Tebet confirmou que as negociações entre os países estão em andamento, mas ressaltou que ainda não há clareza total sobre as demandas americanas. A ministra também falou sobre o plano de contingência que o governo brasileiro prepara para enfrentar o impacto das tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros desde 6 de agosto.
Segundo Tebet, o plano ainda está sendo ajustado e não será anunciado imediatamente, pois “alguns detalhes” precisam ser esclarecidos. As medidas visam proteger os setores produtivos afetados e terão impacto mínimo nas contas públicas, com ações focadas em subsídios, refinanciamentos e proteção ao trabalhador, sem comprometer as regras fiscais.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), sob comando do vice-presidente Geraldo Alckmin, está avaliando individualmente as empresas afetadas, mesmo as do mesmo setor, para garantir apoio adequado.
A ministra reforçou o compromisso do governo em minimizar prejuízos e evitar deixar empresas para trás durante esse período de tensão comercial.
Mais notícias
Conexão Criativa



























