Soluções inteligentes
Transações de pagamento sem contato podem alcançar mais de US$ 15 trilhões em cinco anos
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 28/04/2025 às 7:00 AM

A utilização de sistemas Soft POS, que utilizam smartphones compatíveis, está quebrando barreiras de custo e promovendo a adoção generalizada Foto: Reprodução
O valor global das transações de pagamento sem contato deve crescer 113% nos próximos cinco anos, alcançando US$ 15,7 trilhões até 2029, de acordo com um estudo da Juniper Research. Este aumento significativo em relação aos US$ 7,4 trilhões contabilizados em 2024 está sendo impulsionado pela expansão dos sistemas Soft Point-of-Sale (Soft POS) e pelo crescimento dos pagamentos digitais.
A pesquisa revela que a maior acessibilidade ao pagamento sem contato para pequenos e micro comerciantes, graças a sistemas Soft POS que utilizam smartphones compatíveis, está quebrando barreiras de custo e promovendo a adoção generalizada.
À medida que o uso dessa tecnologia se expande, a demanda por pagamentos sem contato também cresce, gerando um ciclo de aceitação crescente.
O estudo também destaca a aceleração desse processo com o lançamento de soluções como o Tap to Cash da Apple, que permite pagamentos pessoa a pessoa, e as implementações do Tap to Pay no iPhone. Esses lançamentos devem impulsionar ainda mais a adoção de pagamentos sem contato nos próximos anos.
Tíquetes digitais
Outro ponto relevante da pesquisa é o crescimento das transações de tíquetes digitais. O valor das transações sem contato relacionadas a tíquetes deve aumentar mais de 460% entre 2024 e 2029, alcançando US$ 154 bilhões até 2029.
Esse avanço é notável no setor de transporte, especialmente nos Estados Unidos, onde sistemas de pagamento de trânsito sem contato estão sendo amplamente implementados.
Nick Maynard, autor do estudo, explicou que os sistemas de pagamento de circuito aberto usados no transporte urbano, como os baseados em contas e tokens, estão preparando as cidades para uma transição futura para o conceito de Mobilidade como Serviço (MaaS na sigla em inglês).
“O MaaS proporcionará uma experiência de usuário mais integrada e multimodal no transporte, oferecendo acesso contínuo e fácil a diferentes opções de mobilidade”, afirmou.
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