ESTÍMULO À APRENDIZAGEM
TRT-7 e FIEC reforçam o compromisso com a erradicação do trabalho infantil
Por Marcelo Cabral - Em 01/10/2025 às 12:49 PM

Juiz Célio Timbó realizou uma palestra esclarecedora na Vicunha de Maracanaú Foto: Divulgação
O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Sesi e o Senai Ceará, promoveu nesta terça-feira (30) a palestra ‘Erradicação do trabalho infantil e estímulo à aprendizagem’. O evento aconteceu na unidade da Vicunha Têxtil, em Maracanaú, reunindo aprendizes, colaboradores da empresa e profissionais das instituições parceiras.
A condução ficou a cargo do juiz do Trabalho Célio Timbó, com participação do desembargador Durval Maia, ambos do TRT-7. A iniciativa integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que busca consolidar ações voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes, além de promover a aprendizagem como porta de entrada segura no mundo do trabalho.
Aprendizagem como alternativa segura
O magistrado enfatizou a urgência de combater o trabalho infantil e apontou a educação como caminho essencial. “Essas crianças e adolescentes precisam ser acolhidas e direcionadas para a formação profissional, para o estudo, para o lazer e não trabalhar precocemente. Apresentamos a aprendizagem como um canal seguro para introduzir crianças e adolescentes no mundo do trabalho”, afirma Célio Timbó.
Na Vicunha Têxtil, mais de 200 aprendizes estão em formação. Para o gerente industrial da unidade em Maracanaú, Kleiber Martins, a palestra fortalece o compromisso da empresa com a juventude. “Fortalece o alinhamento e os trabalhos da própria Vicunha quanto ao respeito às pessoas e ao desenvolvimento dos jovens, através da oportunidade do primeiro emprego”, destaca.
Compromisso institucional
A coordenadora de Recursos Humanos da Vicunha Têxtil, Raquel Emilly Barbosa, ressaltou a relevância da ação como forma de engajamento interno e social. “É uma satisfação poder apresentar os principais conceitos e a legislação que rege a aprendizagem, além de reforçar para nossos líderes a importância de nos engajarmos nesta causa. Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil e fortalecer a formação profissional por meio dos programas de aprendizagem nas empresas”, salienta.
Representando o Sesi e o Senai, a gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin), Veridiana Sales, destacou o papel transformador da educação quando promovida em conjunto por instituições sólidas. “A Federação das Indústrias, o Sesi e o Senai têm uma atuação forte no Ceará ao trazer a educação como pilar fundamental para o desenvolvimento social. Esse pilar só se fortalece com a união de instituições sérias, como o TRT da 7ª Região. A aprendizagem é o caminho certo: transforma vidas e garante acesso à educação e ao trabalho digno”, ressalta.

Representantes da empresa com o juiz Célio Timbó e o desembargador Durval Maia, durante o evento
Mais notícias
PROMOÇÃO DA AIAFA




























